Início » Notícias » Facisc lança primeiro ranking dos deputados estaduais no Deputadômetro

Facisc lança primeiro ranking dos deputados estaduais no Deputadômetro

18 de agosto de 2011

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lança nesta quarta-feira, 17/8, o primeiro ranking do site Deputadômetro (www.deputadometro.com.br). O Deputadômetro é uma ferramenta para acompanhar de perto o trabalho dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Segundo o presidente Alaor Tissot, a ideia é saber se os deputados criarão projetos de lei para cumprir suas promessas de campanha e se elas são realmente de interesse da comunidade catarinense. “A ferramenta ainda vai acompanhar a assiduidade dos parlamentares nas sessões”, explica.

O lançamento oficial acontece às 16h em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa.

A Federação elencou alguns critérios para avaliar os deputados. São eles: Presença em plenário nas Sessões; Presença nas Comissões de Estudo dos Projetos; Projetos de Lei encaminhados; Leis aprovadas e sancionadas de sua autoria e/ou de autoria conjunta; Fiscalização do Executivo através da presença em Audiências Públicas; Presença em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI); Fidelidade partidária e Fidelidade ao mandato. Esses critérios avaliarão o compromisso do deputado com seu mandato e o encaminhamento de pleitos de sua região às autoridades competentes.

Para a vice-presidente de Marketing da Facisc, Christiane Hufenussler, a ideia é que a Federação dê continuidade ao projeto Voz Única e faça mais do que um diagnóstico, como foi a primeira fase do projeto. “Queremos levar informação ao cidadão, cobrar resultados dos eleitos e contribuir com o fortalecimento do Poder Legislativo”, explica a diretora.

A intenção do Deputadomêtro é dar subsídios para que os cidadãos façam a sua própria
análise. A ideia está baseada em ações como o Impostômetro e o Portal Transparência, onde entidades fornecem aos eleitores informações verídicas e cabe a eles tirarem o melhor proveito delas.

A alimentação do site será feita pela Facisc e vai contar com um perfil de cada candidato, além de um descritivo da sua atuação como deputado estadual. O sistema de monitoramento será um processo contínuo de acompanhamento e apreciação do comportamento dos representantes legislativos a nível estadual em um primeiro momento. “Nossa ideia é ampliar isso para os deputados federais e senadores catarinenses também”, explica Tissot.

O trabalho de monitoramento será objetivo e não envolverá qualquer tipo de viés ideológico ou partidário. Uma equipe da Facisc recolherá as notícias publicadas e atas de sessões da Assembleia Legislativa. Cada representante eleito tem uma página no site www.deputadometro.com.br, e tanto os leitores quanto os eleitos poderão fazer comentários – que serão publicados automaticamente pelo sistema – emitindo livremente suas opiniões. O site estará online após a apresentação do projeto que ocorre nesta quarta-feira (17/08) na Alesc.

Cartilha Voz Única
Em 2010, a Facisc publicou a Cartilha Voz Única. O documento reuniu dados de todas as regiões do Estado com as principais necessidades voltadas ao desenvolvimento socioeconômico. Foram mais de mil itens que abrangem desde saúde, educação, segurança até carga tributária, reforma política e redução de gastos públicos. Depois de pronta a cartilha, a Facisc percorreu o Estado para fazer chegar à mão dos candidatos.

Em cada uma das 145 associações que receberam candidatos ou promoveram encontros com empresários das suas cidades, a cartilha foi entregue. Além disso, a Facisc promoveu eventos de lançamento do documento em todas as regiões catarinenses.