Início » Notícias » Pelo terceiro mês seguido, emprego na indústria fica estável em julho

Pelo terceiro mês seguido, emprego na indústria fica estável em julho

18 de agosto de 2011

A Indústria de alimentos foi a que mais contratou em julho. O emprego nas grandes e médias indústrias catarinenses ficou estável no mês de julho, com leve alta de 0,08% em relação ao mês anterior, mostra levantamento da Federação das Indústrias (FIESC) com 339 indústrias de médio e grande porte.

A variação significa a contratação de 197 trabalhadores no grupo de empresas que participa da pesquisa. É o terceiro mês consecutivo que o grupo de empresas apresenta estabilidade no saldo de empregos, com número de contratações muito próximo ao de demissões.

Os setores que mais contrataram em julho foram produtos alimentícios e bebidas (mais 357 vagas) e confecção de artigos do vestuário (mais 126). Em contrapartida o segmento que mais apontou declínio foi o de máquinas e equipamentos, apresentando um saldo negativo de 300 vagas.

No acumulado do primeiro semestre os dados da FIESC ainda são positivos, com variação positiva de 1,83%. De janeiro a junho de 2011 as grandes e médias indústrias criaram 4.092 novos postos de trabalho. Metalurgia básica, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos alimentícios e bebidas foram os setores que mais se destacaram no número de contratações no acumulado dos sete meses, com saldos de: 1.273, 1.020 e 950 trabalhadores, respectivamente.

Para o diretor de relações industriais e institucionais da FIESC, Henry Quaresma, a comparação dos dados acumulados de 2011 com igual período do ano passado deixa claro que o setor está desacelerando. “O número de novas vagas industriais na pesquisa deste ano é menos da metade das 10,5 mil geradas em 2010. Como o saldo de empregos ainda é positivo no ano, este é um dos dados mais favoráveis do setor, já que a produção industrial está negativa em 4,4% e as vendas, embora positivas no acumulado do ano, estão oscilando bastante de um mês para outro em 2011”, diz Quaresma.

Número de indústrias informantes: 339