Início » Notícias » Sociedade civil organizada de Navegantes abre discussão sobre o aumento no número de vereadores no município

18 de agosto de 2011

A iniciativa prevê, em primeiro momento, debater o tema em sessão na Câmara.

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin), através do presidente, Francisco Carlos Gervásio, promoveu na tarde desta quinta-feira (21) na sede da entidade, um fórum de debates sobre o aumento no número de vereadores na cidade.

Participaram da reunião presidentes e representantes de entidades constituídas com atuação no município, sendo elas: Acin, CDL, 21º Distrito da FCDL SC, Rotary Club, Lions Club, Sinduscon, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Núcleo de Empresas Contábeis da Acin, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Associação Recreativa e Social Clube 18 de Maio, Sociedade Filantrópica Feminina de Navegantes, Instituto de Valorização a Vida e Estudos Socieconômicos, Sindical, Político e Ambiental de Santa Catarina (Ives) e Fórum Permanente de Entidades não Governamentais.

Durante o debate sobre o tema ficou definida, por unanimidade, a manifestação contrária no aumento no número de vereadores na Câmara Municipal, de 10 para 15. Um documento elaborado pela Acin e assinado pelas entidades participantes vai expor a opinião do grupo, sendo entregue ao presidente da Câmara, vereador Alcídio Reis Pêra (PMDB), bem como ao prefeito Roberto Carlos de Souza ( PSDB).

De acordo com o presidente da Acin, a ideia inicial é ouvir os vereadores e discutir o tema. “Queremos expor a nossa opinião, que é de manter o número atual de vereadores e proporcionar um amplo diálogo sobre a representatividade da Câmara. Precisamos discutir também pontos importantes que nos tragam informações concretas sobre a quantidade e a qualidade dos projetos aprovados na atual gestão, sobre o corporativismo e os mecanismos atuais de assessoramento, além da estrutura necessária para absorver esse aumento no legislativo e seus custos”, enfatizou Francisco.

Saiba mais:

Atualmente a Câmara de Vereadores de Navegantes conta com 10 parlamentares, os quais representam à comunidade e seus pleitos. Segundo informações do legislativo, cada vereador da cidade recebe por mês R$ 4.800,00 de salário e mais R$ 1.300,00 para a contratação de um assessor, portanto cada um custa para o município R$ 6.100,00 por mês e R$ 73.200,00 por ano.

A mudança no número de vereadores, de 10 para 15, que deve ser votada até, no máximo, no mês de setembro de 2011, implicaria em um aumento anual de R$ 366.000,00 aos cofres públicos. Gerando um custo total por ano de R$ 1.000.098,00 só com os salários.