Início » Notícias » Aeroporto de Navegantes | Há mercado para rota internacional, mas falta estrutura

29 de agosto de 2011

As duas temporadas que se seguiram à internacionalização do Aeroporto de Navegantes tiveram movimento de aeronaves vindas principalmente da América Latina. Na época, a Tam e a extinta Varig chegaram a dividir a linha Navegantes – Ezeiza, na Argentina. A partir de 2006, os voos latinos passaram a ser direcionados ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. O volume de passageiros que chegou ou partiu ao Exterior caiu de quase 6 mil para 46.

Embora a Infraero informe que não houve consultas recentes de viabilidade para voos internacionais em Navegantes, o superintendente do aeroporto, Marco Aurélio Zenni, soube da intenção de uma operadora em implantar linha para Buenos Aires. Mas dificuldades de acerto na Argentina teriam impedido a transação.

Ideli Salvatti participou do movimento pela internacionalização

Para o presidente da Federação dos Convention & Visitors Bureaux em Santa Catarina, Cimélio Pereira, a região comporta a entrada de voos vindos do Exterior:

– Existe mercado em função do câmbio favorável. Penso que poderia haver voos ligando Navegantes a Buenos Aires, Córdoba e Bariloche. Mas é preciso um movimento de lideranças para que isso aconteça.

O movimento pela internacionalização começou na década de 90 e teve apoio de entidades e políticos, entre eles a então senadora Ideli Salvatti. Hoje ministra das Relações Institucionais, ela informou que não trata mais do assunto. Entidades de classe também não estão mobilizadas.

– Existe demanda e necessidade de voos internacionais em Navegantes. Mas é difícil levantar a bandeira se nem os voos domésticos atendemos com qualidade pela falta de estrutura – avalia Francisco Carlos Gervásio, presidente da Associação Empresarial de Navegantes.

Fonte: JSC