Início » Notícias » Prefeitura e Caixa assinam contrato de R$ 14,9 milhões para macrodrenagem

Prefeitura e Caixa assinam contrato de R$ 14,9 milhões para macrodrenagem

1 de setembro de 2011

O histórico de alagamentos e cheias em canais, córregos, riachos e ribeirões no município de Navegantes, causadores de imensos transtornos e danos aos moradores destas localidades atingidas, está perto do fim. Isso porque a Prefeitura de Navegantes obteve nesta semana a assinatura de um novo contrato de repasse de recurso financeiro do Governo Federal, no valor de R$ 14.927.318,68, que permitirá a continuidade das importantes obras de macrodrenagem, nesta ocasião, na região do Gravatá.

Este contrato foi firmado no início da semana entre a Prefeitura de Navegantes e a Caixa Econômica Federal (CEF) – órgão gestor dos recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), através do Ministério das Cidades. Participaram do encontro para assinatura do contrato o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o superintendente regional da CEF, Renato Scalabrin e a gerente regional da Caixa, Leda Maria de Souza.

Este documento garantirá o repasse para custeio das obras de macrodrenagem no valor de R$ 14.927.318,68. O projeto para execução da obra já está aprovado, restando apenas a liberação ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FATMA) e o Trabalho Técnico Socioambiental, que deverá ser realizado durante a execução da obra.

O Trabalho Técnico Socioambiental nessas obras tem como objetivo envolver de forma programada a população do entorno das construções, atuando na implantação de ações participativas e sócio organizativas que desenvolvam mudanças de hábitos e costumes perante o meio ambiente e promovam atitudes responsáveis e sustentáveis nas comunidades.

A obra

O projeto irá atender diferentes regiões do bairro, dividido em quatro bacias hidrográficas: A, B, C e D. As bacias A e C serão atendidas por um canal em gabião a ser construído ao longo da Avenida Ivo Silveira, ligando o Rio das Pedras ao Rio Gravatá. Vale lembrar que as obras de macrodrenagem no bairro Meia Praia, inauguradas esta semana, também foram executadas nesta mesma via.

A bacia B fará a macrodrenagem em galeria celular ao longo da Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, da Rua Joaquim Couto até o canal em gabião já construído no Rio das Pedras (divisa com a Meia Praia). Esta galeria é semelhante à que está sendo construída na Rua Francisco de Paula Seara, no bairro São Paulo.

A outra bacia a ser atendida pela obra, a D, também será construída em galeria celular, percorrendo toda a extensão da Rua Jorge Lacerda, até o Rio Gravatá. Outro trecho desta bacia a ser drenado por galeria celular será feito em parte da Rua Waldemar Bornhausen, ligando esta a Jorge Lacerda.

Mais informações com o prefeito Roberto Carlos de Souza, pelo telefone (47) 9657-9987

Texto: Maurício Daleffe
Assessoria de Imprensa PMN