Início » Notícias » Transporte de passageiros e traçado passando pelo Vale são pleitos da Comissão Pró-Ferrovias

6 de setembro de 2011

A inclusão de transporte de passageiros e a manutenção do traçado contemplando o porto de Itajaí e Navegantes foram os pleitos reiterados pelos membros da Comissão Pró-Ferrovias (CPF) em reunião ocorrida nesta segunda-feira (05) na Associação Empresarial de Blumenau, com a presença do deputado estadual Dirceu Dresch (PT). Também estiveram presentes no encontro representantes da Ammvi, Ampe, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Executivo e Legislativo municipais, Abrapi, Fiesc e do assessor do deputado federal Pedro Uczai.

Para o coordenador da CPF, Eldon Jung, causou supresa a informação do DNIT de que o edital para licitação da análise técnica da Ferrovia da Integração estaria suspenso por determinação do Governo Federal.

Conforme explicou o deputado Dirceu Dresch, a suspensão do edital deu-se em decorrência de irregularidades encontradas no Ministério dos Transportes, fazendo com que todas as obras fossem suspensas até a conclusão de investigações sobre superfaturamento. “No entanto, o edital não foi cancelado, com o novo ministro e nova equipe as obras serão tocadas”, assegurou, afirmando que já estão garantidos R$ 32 milhões no PAC para a análise técnica do traçado da ferrovia. O deputado concordou que é necessária a inclusão do transporte de passageiros e sugeriu que representantes da CPF façam uma reunião com o DNIT em Florianópolis para buscar informações mais consistentes.

Além disso, Dresch comprometeu-se em auxiliar a comissão a marcar uma audiência no Ministério dos Transportes em Brasília para tentar incluir as reivindicações da região no projeto.

Fonte: Imprensa Acib