Início » Notícias » Projeto Inova Navegantes, da Infraero, é apresentado para empresários e autoridades da região

9 de maio de 2017 - Atualizado em: 12 de maio de 2017

Aeroporto da cidade deve receber mais de R$ 230 milhões em investimentos da iniciativa privada e pública.

Na tarde da última segunda-feira (08/05) diretores da Infraero apresentaram, na íntegra, o projeto Inova Navegantes para um grupo seleto de empresários e autoridades da região da Amfri.

O evento ocorreu no Centro Integrado de Cultura (CIC) em parceria com a Associação Empresarial de Navegantes (ACIN). Destaque para a presença do superintendente de Desenvolvimento de Negócios em Soluções Logísticas da Infraero Brasília, Edson Antunes Nogueira, do superintendente do Aeroporto de Navegantes, Luciano Porfírio Segura e do diretor Comercial e de Logísticas de Cargas, José Cassiano Ferreira Filho.

Os trabalhos foram iniciados e conduzidos pelo presidente da ACIN, Rinaldo Luiz de Araújo, que relatou as ações da entidade em prol do aeroporto e a parceria existente com a Infraero. O empresário destacou também o posicionamento da classe empresarial em apoio à execução do projeto em questão.  “Não somos contrários a privatização, apenas estamos pedindo para conhecer um projeto de viabilidade. Enquanto não nos mostrarem que será viável a privatização com os investimentos necessários em um período aceitável pela comunidade regional, continuaremos apoiando o projeto que conhecemos e participamos da formatação. Não podemos mais esperar, o Inova Navegantes vai garantir investimentos expressivos em curto prazo e isso vem de encontro às necessidades do terminal”, enfatizou.

O Inova Navegantes prevê, através de um Edital de Concessão, investimentos na ordem de R$ 233 milhões. Esses recursos serão usados na criação de um complexo logístico, na ampliação do terminal de passageiros, na construção de um edifício-garagem com 3 pavimentos, aumentando das atuais 346 vagas para aproximadamente 1000 vagas no estacionamento, bem como para a construção de um Hotel e de uma passarela para facilitar o acesso ao terminal.

A empresa que vencer a licitação terá que construir cerca de 1600 metros quadrados na área interna do terminal, ampliando as áreas comerciais, bem como de embarque e desembarque. Além disso, o projeto prevê a construção do muro patrimonial no entorno da área desapropriada, a construção de uma via de ligação interna entre o pátio de aeronaves e o Complexo Logístico, a construção de pátios, armazéns e demais facilidades para a operação multimodal em área de 100 mil metros quadrados e a migração da atual operação para o novo complexo.

De acordo com os diretores da Infraero o projeto Inova Navegantes vai otimizar os processos operacionais, aumentar o nível de conforto e segurança, oportunizar novos negócios, gerar mais postos de trabalho, garantir a mobilidade de acesso, manter a operacionalidade de voos internacionais, concentrar as facilidades no entorno, além de ampliar a arrecadação de tributos municipais e estaduais, entre outros benefícios para o terminal.

Texto e fotos: Alexandre Batista | Assessoria de Comunicação

Tags: Aeroporto