Início » Notícias » Feirão do Imposto 2017 inicia em Navegantes com palestra do coordenador estadual do evento

Feirão do Imposto 2017 inicia em Navegantes com palestra do coordenador estadual do evento

24 de maio de 2017
Postado por: Alexandre Batista

O Feirão do Imposto de Navegantes é organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Navegantes (Acin). O evento de conscientização popular teve início na manhã desta quarta-feira (24) com uma palestra na Escola Estadual Professora Júlia Miranda de Souza.

O tema atraiu a atenção dos estudantes que fizeram inúmeros questionamentos ao coordenador da campanha no Estado,  João Adriano Philipps. Na ocasião, foi apresentado aos estudantes do ensino fundamental, o volume arrecadado por hora no Brasil com impostos, bem como o percentual embutido nos produtos como, celulares, bonés, perfumes, jogos, entre outros. A informação pode ser acessada pelo Site: (http://2017.feiraodoimposto.com.br/site/).

O Evento que marcou o início das ações na cidade contou também com a participação do presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, demais empresários, diretores e professores. De acordo com Rinaldo, o evento na unidade escolar teve o objetivo de levar aos jovens as informações referentes ao volume arrecadado no Brasil com a carga tributária existente, bem como de estimular a cultura da cobrança pelo retorno desses recursos.  “Os nossos jovens  precisam conhecer como funciona o sistema tributário para poder exercer o direito de cidadão e fazer com que esses recursos retornem em forma de investimentos. Essa é uma iniciativa ímpar e que vem obtendo resultados positivos”, destacou.

A segunda etapa do projeto em Navegantes vai ser realiza neste sábado, 27 de maio, quando acontece a mobilização local do Feirão do Imposto 2017. O Evento vai ocorrer em frente ao Ferry Boat, das 8h às 12h.

Durante a ação, os membros do Núcleo vão promover a conscientização da população com a entrega de flyers educativos da campanha, bem como a apresentação de produtos com indicação dos impostos embutidos e seus valores.

A ação integra a programação do Feirão do Imposto 2017, que com o tema “Chega de Mão Grande” tem o objetivo de levar a população a refletir sobre o impacto da corrupção nos impostos, sendo a favor da melhor aplicação dos recursos públicos em prol da sociedade.

A mobilização está na sua 15ª edição e acontece simultaneamente em dezenas de cidades em parceria com a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc).

Saiba mais…

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 obteve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil. Neste ano de 2017, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. O tema da Campanha 2017 antecipa a reflexão: Chega de Mão Grande! Ação contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos.

  

        

 

Texto e fotos:

Alexandre Batista – Assessor de Comunicação Acin

 

Categoria: Notícias