Início » Segurança Pública » ACIN volta a cobrar investimentos e ações na Segurança Pública de Navegantes

ACIN volta a cobrar investimentos e ações na Segurança Pública de Navegantes

31 de maio de 2017

Os casos recentes e constantes de roubos, furtos, tráfico e consumo de drogas na área central de Navegantes vêm preocupando a classe empresarial da cidade. Para avaliar o problema e buscar alternativas para essa situação, a Associação Empresarial de Navegantes (Acin) através do presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, reuniu na noite desta terça-feira (30), na sede da entidade, o comandante do 25º BPM, Tenente-Coronel, Eugenio Hug Júnior, o delegado da Polícia Civil, Rodrigo Coronha e o secretário de Segurança Pública de Navegantes, Johnny Coelho. Estiveram presentes também o vereador, Paulo Melzi (PSD), representando a Câmara de Vereadores, integrantes da OAB Subseção Navegantes, empresários, membros da comunidade em geral e da imprensa.

O encontro teve início com a apresentação de vídeos recentes, onde cidadãos navegantinos aparecem sendo roubados e ameaçados. Em seguida o presidente da entidade fez uma breve explanação sobre o assunto, comentando que a sociedade vive uma total sensação de insegurança. Rinaldo ressaltou também que a Associação Empresarial irá se dedicar e somar forças junto às autoridades competentes para reverter esse quadro.  O presidente da Acin disponibilizou um tempo para que cada convidado pudesse explanar suas ações e principalmente suas dificuldades para atuar na cidade.

O delegado, Rodrigo Coronha, iniciou sua fala relatando que tem consciência do problema, mas que devido a atual situação e estrutura da Polícia Civil em Navegantes, fica limitado para desenvolver um trabalho melhor.  Segundo ele, a situação é crítica, já que atua sozinho com apenas cinco investigadores, quando seriam necessários três delegados e dez investigadores. “Nós fazemos o que está no nosso alcance. Temos uma Delegacia que é uma vergonha, os presos ficam algemados na parede. Não da para trabalhar. Estou há três anos aqui pedindo a construção de uma nova Delegacia ao Governo do Estado, mas não encontro respaldo político e nada acontece. Dessa forma fica complicado dar a resposta que a sociedade gostaria de ter, mesmo assim fizemos o possível, só nesse ano já estamos com trezentos inquéritos instaurados”, destacou.

De acordo com o comandante do 25º BPM, a situação da Polícia Militar também é complicada. Eugenio Hug Júnior complementou a fala do delegado destacando que a falta de profissionais na Polícia Civil acarreta problemas também para a Polícia Militar, já que segundo ele, nos finais de semana e em todos os dias após as 19h, nas ocorrências que geram o flagrante, a guarnição precisa se deslocar para Itajaí para fazer os procedimentos legais. Já na questão de infraestrutura, ele relatou que a PM busca um convênio com a Prefeitura para liberação de recursos para manutenção de viaturas, fardamentos, entre outras, que ainda não foi assinado. “Nossas limitações atualmente estão em viaturas e efetivos”, enfatizou.

O secretário de Segurança Pública de Navegantes, Johnny Coelho, também fez o uso da palavra. Johnny apresentou a estrutura da Secretaria e as condições em que assumiu a pasta. Segundo ele, em vinte dias de atuação já reativou uma viatura que estava abandonada. O novo secretário anunciou também a compra de duas viaturas e três motos, além de afirmar que vai dar agilidade para a assinatura do convênio com a PM. “Estou analisando esse convênio e em alguns dias vou finalizar e enviar para a Câmara de Vereadores. Estamos à disposição para unir forças e fazer a diferença”, enfatizou.

Diante das informações repassadas, o presidente da Acin propôs a realização de uma Audiência Pública no município no dia 12 de junho. A ideia é iniciar uma campanha e reunir autoridades políticas regionais e estaduais para cobrar ações e investimentos. “Precisamos de verbas para a construção de uma nova Delegacia e vamos cobrar das autoridades”, finalizou.

Texto e fotos: Alexandre Batista

Categoria: Segurança Pública