Início » Associativismo » Acin participa ativamente dos pleitos da cidade e do Vale do Itajaí, através do projeto “Voz Única”

28 de agosto de 2017

O presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, marcou importante participação na reunião com os representantes do Fórum Parlamentar Catarinense, ocorrida no dia 21 de agosto, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB).

O objetivo do encontro foi apresentar o projeto “Voz Única do Vale”, que estabelece prioridades para a região, unindo forças para cobrar as obras prioritárias.

Na ocasião, Rinaldo fez o uso da palavra, apresentando os números e projetos previstos para o aeroporto de Navegantes, através do “Inova Navegantes”, da Infraero.

O empresário ressaltou que a reunião foi produtiva e que já vem surtindo efeito. Segundo Rinaldo, após o encontro ocorrido em Blumenau, o governador do Estado, Raimundo Colombo, bem como os deputados que compõem o Fórum Parlamentar Catarinense, passaram a unir forças com a classe empresarial.

Saiba como ficaram os encaminhamentos:

Demanda: Duplicação da BR 470.
O que querem as entidades: Lote 1 a 4 finalizado antes de fazer a concessão, com pedágio acessível.
Encaminhamentos: em dezembro deve ser feita uma audiência pública sobre a concessão BR 470. O padrinho da demanda será o deputado João Paulo Kleinübing, em conjunto com o Fórum Parlamentar Catarinense.

Demanda: Aeroporto Internacional de Navegantes.
O que querem as entidades: garantir as desapropriações e recursos financeiros.
Encaminhamentos: prazo de 60 dias para definição do empenho dos R$ 40 milhões para indenização de áreas e acompanhamento do processo de desocupação. O padrinho será o senador Dalírio Beber.

Demanda: Bacia de Evolução da Foz do Rio Itajaí-Açu.
O que querem as entidades: assegurar a continuidade e o recebimento dos recursos orçados para a segunda fase da obra da bacia de evolução, manter os recursos no orçamento da União.
Encaminhamentos: o padrinho da demanda será o secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores. Não foi definido prazo.

Demanda: Sistema de Prevenção de Enchentes (monitoramento e barragens).
O que querem as entidades: garantir o cumprimento dos cronogramas.
Encaminhamentos: o padrinho da demanda será o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. O prazo para uma nova reunião na Associação Empresarial de Brusque é de 60 dias.

Demanda: Reforma e revitalização da Rodovia SC-412/Jorge Lacerda e Anel de Contorno Urbano de Gaspar.
O que querem as entidades: garantia de que a obra seja entregue até janeiro de 2019.
Encaminhamentos: os padrinhos da demanda serão o secretário adjunto de obras Paulo França e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro.

Demanda: Reforma do Pacto Federativo.
O que querem as entidades: Ações recorrentes para reformar o Pacto Federativo no Congresso Nacional.
Encaminhamentos: Os deputados federais e senadores trarão uma resposta para as entidades em até 90 dias.

Fotos: (Cristiane Soethe/Acib).

Categoria: Associativismo