Início » Notícias » ACIN finaliza o ciclo de reuniões ordinárias do ano debatendo os projetos da Secretaria de Turismo de Navegantes para 2018

7 de dezembro de 2017

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin) realizou na terça-feira (05), a última reunião ordinária de 2017. O encontro, realizado na sede da entidade, contou com a presença do secretário Municipal de Turismo, Carlos Sérgio de Souza (Schultz). Os trabalhos foram coordenados pelo presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, sendo acompanhados por diretores da entidade, bem como por demais empresários e representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A pauta girou em torno dos projetos da Secretaria para a próxima Temporada de Verão.  A novidade é a criação de pontos fixos, na orla da praia, para a comercialização de alimentos e bebidas, bem como de aluguéis de cadeiras e guarda-sóis, além de atividades esportivas e culturais.

Muito também foi discutido sobre as ações e investimentos que estão sendo planejados para todo o ano de 2018. Na ocasião, o secretário informou, entre outras coisas, que para o próximo ano, está sendo prevista a realização de um Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de criar um diagnóstico do setor e com isso direcionar e impulsionar, ainda mais, a atividade no município. “Estamos realizando pesquisas direcionadas que vão identificar as demandas do turismo em Navegantes. Com essas informações poderemos desenvolver um diagnóstico preciso e, aí sim, desenvolver projetos e ações planejadas de Marketing, bem como campanhas segmentadas voltadas exclusivamente para o Trade local e regional”, informou.

O secretário foi questionado sobre o orçamento da Secretaria para 2018 e de que forma seriam aplicados esses recursos. Ele informou que deve contar com cerca de R$ 1,8 milhão em recursos para serem investidos exclusivamente no setor. Na ocasião, apresentou um cronograma de eventos e investimentos que justificariam, segundo ele, a necessidade da liberação desses recursos, entre eles, foram citados a realização da reforma das dependências da Secretaria, a elaboração de material gráfico para a divulgação da cidade, a participação em feiras de turismo, a realização de palestras e congressos no município, o apoio na realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a promoção da Navegafolia (Carnaval), o resgate a realização da Fenagro (Feira Navegantina de Agropecuária) em comemoração ao aniversário da cidade, o apoio na realização do Festival Gastronômico, a estruturação do projeto de comércio de ambulantes e pontos fixos na praia, bem como, atividades alusivas ao Natal, Réveillon e Projeto Verão 2018/2019.

Para o presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, o debate foi salutar e trouxe esclarecimentos importantes para a classe empresarial. Rinaldo destacou a força do setor turístico para a economia local e regional e defendeu a realização de ações planejadas e direcionadas para Navegantes. “São muitas as atividades econômicas da nossa cidade que dependem direta e indiretamente das ações voltadas ao turismo. Navegantes tem muito potencial para crescer nesse segmento, o que precisamos, no entanto, é de planejamento e comprometimento do poder público municipal. Nós da classe empresarial estamos atentos aos fatos e certamente não vamos permitir qualquer espécie de ingerência nessa questão, a qual entendemos ser primordial para o desenvolvimento sustentável da economia local”, enfatizou.

Texto e Fotos: Alexandre Batista – Assessoria de Comunicação