Início » Associativismo » Recuperação da Praia do Gravatá volta a ser tema de reunião na Acin

Recuperação da Praia do Gravatá volta a ser tema de reunião na Acin

15 de março de 2018

A reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) da última terça-feira (13) teve como tema central a recuperação da Praia do Gravatá. A entidade, através do presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, convidou o ex-prefeito de Balneário Piçarras, Umberto Luiz Teixeira, para explanar sobre os trabalhos realizados naquele município, quando foram recuperados um trecho de 1,5 Km da Praia, em 2012 e 2013.

De acordo com o ex-prefeito, os desafios foram muitos e só foi possível realizar o projeto com a união de forças públicas e privadas. Na época, além de recursos Federais o município criou um Fundo de Manutenção da Praia, o popular Fumpra, que estabeleceu valores a serem pagos pela comunidade. Esse Fundo, segundo Umberto, existe até hoje e é usado para a manutenção do trecho recuperado. “Não adianta gastar uma fortuna para recuperar a praia e depois abandoná-la. É preciso que seja feita uma manutenção constante e só com a criação de um Fundo Municipal isso é possível, até porque o Governo Federal não tem recursos permanentes para esses fins”, enfatizou.

Em Navegantes os trabalhos ainda são iniciais, o Comitê responsável pela recuperação da Praia está em fase de avaliação da empresa que vai desenvolver um Estudo Técnico para apontar a melhor saída para o problema. Com esse Estudo em mãos, será a vez de concentrar esforços para a elaboração do Projeto Executivo e suas licenças ambientais. Para custear a obra final, o Comitê vai avaliar os melhores caminhos para obter os recursos e não se descarta a criação de um Fundo Municipal, a exemplo do que foi feito em Balneário Piçarras. O assunto está sendo avaliado e ao longo do cronograma de ações do Comitê será amplamente debatido com a comunidade.

Foto: Alexandre Batista

A ideia da reunião, segundo o presidente da Acin, foi de entender de que forma o município vizinho realizou aquele projeto, os desafios encontrados e os caminhos utilizados para obter os recursos. “Temos uma situação semelhante em Navegantes e que está sendo administrada por um Comitê misto. Buscamos toda e qualquer informação que possa facilitar as nossas ações e dar celeridade no cronograma estabelecido para a recuperação da Praia do Gravatá. As explicações que nos foram repassadas nessa reunião vão servir de base para as futuras tomadas de decisões. Entendemos que só com a união de todos é que vamos lograr êxito nesse problema que afeta, não só um bairro, mas toda a cidade, afinal a Praia é um patrimônio de todos e tem impacto econômico em todos os segmentos”, destacou.

Saiba mais…

O Comitê de Recuperação da Praia do Gravatá é formado por representantes da Associação Empresarial de Navegantes (Acin), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Navegantes (OAB NVG),  Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Itajaí e Navegantes (Sinduscon), Fundação do Meio Ambiente (Fuman), Secretaria de Governo, Urbanismo, Procuradoria Jurídica,  Secretaria de Obras e de um morador do bairro. O Grupo vem se reunindo semanalmente para deliberar sobre o assunto e encontrar as melhores soluções para o problema. Na manhã desta quinta-feira (15) foi realizada mais uma reunião do Comitê nas dependências da Prefeitura de Navegantes.

Texto e fotos:

Alexandre Batista (Assessoria de Comunicação Acin).

Categoria: Associativismo, Notícias, Prefeitura
Tags: Navegantes