Início » Notícias » Cronograma das obras da Bacia de Evolução do Rio Itajaí é apresentado na ACIN

Cronograma das obras da Bacia de Evolução do Rio Itajaí é apresentado na ACIN

10 de maio de 2018

A reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) da última terça-feira (08) contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Paulo França, que visitou a cidade para  conferir, in loco, a situação dos pescadores do bairro São Pedro, que estão tendo dificuldades com o assoreamento do Rio Itajaí, no trecho onde funciona a Carrera Municipal, administrada pela Secretaria de Agricultura e Pesca, bem como para vistoriar as obras da Bacia de Evolução e Molhe Norte. Estiveram presentes também na reunião, autoridades políticas da cidade e da região, os superintendentes dos Portos de Navegantes e Itajaí, Osmari de Castilho Ribas  e Marcelo Werner Salles, respectivamente, membros da imprensa, representantes da comunidade e da classe empresarial.

Na ocasião, Paulo França e sua comitiva apresentaram, com detalhes, o andamento da primeira etapa das obras de execução da reestruturação do canal de acesso aquaviário ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, contemplando alargamento do mesmo e a instalação da Nova Bacia de Evolução. As obras devem ser concluídas em setembro deste ano e irão dotar o Complexo Portuário de Itajaí de condições para operar navios conteineiros com até 366,5m de comprimento e boca de 51,2m, com profundidade de 15,5m e calado operacional de 14,5 m, garantindo o acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. De acordo com os dados apresentados, o investimento estimado será de R$ 130 milhões, sendo aplicados na retirada dos molhes transversais (espigões);  retirada parcial do Molhe Norte;  retirada do guia corrente sul; dragagem da Bacia de Evolução e alargamento do canal de acesso (cota-13 m).

Os recursos são do Governo do Estado e não contemplam a segunda fase da obra, que terá que aguardar a liberação de recursos do Governo Federal. Em função disso, algumas características do projeto inicial tiveram que ser alteradas.  O Molhe Norte, por exemplo,  terá o seu comprimento reduzido em cerca de 90 metros e não será pavimentado e nem iluminado como estava antes do início da obra.  Essas informações geraram certa preocupação na classe empresarial. O presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo,  questionou sobre a existência ou não de um estudo que possa apontar se a redução no tamanho do molhe poderá comprometer a balneabilidade da Praia Central de Navegantes. Os técnicos não souberam informar e ficaram de avaliar a situação e apresentar a comunidade navegantina em outra ocasião. “Nós defendemos e sabemos da importância das obras da Bacia de Evolução, sempre foi e será uma das bandeiras da Acin, mas não podemos, com isso, afetar outros setores do nosso município. Penso que temos que nos unir e reivindicar recursos para a segunda etapa da obra”, enfatizou Rinaldo.

Saiba mais…

O Complexo Portuário de Itajaí ocupa hoje a segunda posição no ranking nacional de movimentação de contêineres, com a média operacional anual de 1 milhão de TEUs (contêiner padrão de 20 pés).

Responde por 3,11% da corrente de comércio brasileira e por 61,98% da corrente de comércio de Santa Catarina (junho /2016).

A cadeia logística do Complexo Portuário do Itajaí gera cerca de 25 mil empregos diretos e aproximadamente 75 mil indiretos.

Texto e fotos:

Alexandre Batista | (imprensa@acin.com.br ) | Assessor de Comunicação

Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Marketing

Acin – Associação Empresarial de Navegantes

Fone: (47) 9 9993.2802 (Vivo)

www.acin.com.br

Tags: Navegantes