Início » Notícias » Aeroporto de Navegantes tem aumento de 21% no número de passageiros em 2018

Aeroporto de Navegantes tem aumento de 21% no número de passageiros em 2018

17 de janeiro de 2019

(Por Dagmara Spautz)…

O Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, terminou 2018 com recorde histórico na movimentação de passageiros. De janeiro a dezembro, foram 1.908.506 pessoas, 21% a mais do que em 2017.

O mês com maior movimentação foi janeiro, com 192 mil passageiros, seguido de julho (175 mil) e outubro (174 mil). A média diária é de 5.289 pessoas, entre embarques e desembarques. O terminal tem 44 operações regulares, entre pousos e decolagens, operadas por quatro companhias aéreas – Gol, Latam, Avianca Brasil e Azul.

A superintendente do aeroporto, Andreia Nandi, diz que os bons resultados vêm de uma recuperação gradual da economia para lazer e negócios, e principalmente do trabalho conjunto de todo o trade turístico.

“A maior movimentação ocorre nos meses de férias e festividades de outubro, demonstrando a importância da região para o turismo. No mesmo viés, e não menos importante, a região dispõe de um parque industrial muito diversificado e desenvolvido, que fomentou diversos negócios e atrações em 2018”, comenta.

No ano passado a companhia aérea Azul tornou fixos os voos para Buenos Aires, que operam três vezes por semana na alta temporada e diariamente durante o verão. O terminal também estreou, em dezembro, voos para Foz do Iguaçu. A operação é temporária, e pode se tornar fica dependendo da demanda.

Foz tem um dos maiores volumes de turistas estrangeiros do país. Recebe visitantes de mais de 150 nacionalidades, por isso a ligação pode trazer bons resultados ao Litoral, na busca pela internacionalização do turismo.

Para 2019, a meta é a reforma e ampliação do terminal de passageiros. Lançada em dezembro, a licitação está marcada para 30 de janeiro e, por enquanto, segue válida. O Ministério da Infraestrutura, que agora é responsável pelo edital, ainda não fez nenhuma ressalva.

O projeto, no entanto, tem dado o que falar. Entidades empresariais da região e políticos como Paulo Bornhausen (PSB), defensor da privatização do terminal, alegam que a proposta é diferente do que consta no plano diretor da própria Infraero, como parte do projeto de ampliação de todo o terminal.

Terminal de cargas

O Terminal de Logística de Carga de Navegantes (Teca) também teve uma ligeira alta na movimentação em 2018. Foram 5,3 mil toneladas processadas, 55 toneladas a mais do que em 2017. A maior parte da movimentação foi poe importações da indústria médica e farmacêutica. Desde junho, o complexo logístico foi entregue à iniciativa privada e é administrado pela empresa PAC Log.

Fonte: Matéria publicada em 17/01/2019 no Portal NSC Total