Início » Economia » Prefeitura cria programa “Navegantes Bem Mais Simples” para desburocratizar aberturas de empresas

Prefeitura cria programa “Navegantes Bem Mais Simples” para desburocratizar aberturas de empresas

16 de setembro de 2019
Postado por: Alexandre Batista

Outra inovação será a dispensa da apresentação de “habite-se” e “habite-se sanitário” para MEI, ME e EPP

 

O prefeito Emílio Vieira assinará dois decretos nesta quarta-feira (18), às 16 horas, que vão colaborar com a melhoria do ambiente de negócios na cidade de Navegantes. É o início do programa Navegantes Bem Mais Simples, que consiste no lançamento de múltiplas medidas para dinamizar a economia local e facilitar o atendimento aos cidadãos.

O primeiro decreto estabelece 287 atividades consideradas de baixo impacto que terão tratamento diferenciado, ou seja, menos exigências para a emissão de alvará. No processo de consulta de viabilidade, estas atividades serão dispensadas da consulta junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente, bem como Vigilância Sanitária.

Outra inovação será a dispensa da apresentação de “habite-se” e “habite-se sanitário” no ato de abertura da empresa no caso de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que desempenharem atividades enquadradas entre as 287 de baixo impacto. O projeto beneficiará pequenos negócios, como cabeleireiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, contadores, advogados, pequenos comércios, entre outros.

O segundo decreto a ser assinado cria a Comissão Especial de Desburocratização, com membros dos órgãos envolvidos no processo de liberação dos alvarás das empresas em Navegantes, quais sejam a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, a Secretaria de Planejamento Urbano, a Fundação do Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde e o Departamento de Tecnologia da Informação. A comissão instituída tem como objetivo apresentar soluções para otimizar os procedimentos e dar celeridade no atendimento aos empreendedores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita de Navegantes, Rodrigo Silveira, enaltece os avanços: “Passamos os últimos meses estudando as medidas a serem implementadas para colaborarmos com o desenvolvimento de Navegantes. O poder público, mais do que nunca, agora está ao lado de quem quer gerar renda e riquezas. E a simplificação no tratamento aos pequenos empresários vai continuar com novas medidas a serem tomadas a partir do trabalho da Comissão Especial de Desburocratização. Num curto prazo, Navegantes será exemplo para outros municípios”, informa o secretário.”

Para o prefeito Emílio Vieira, a simplificação dos processos é essencial. “Estamos dando um passo fundamental para dinamizar a nossa economia em todos os bairros. São os pequenos negócios que movimentam a economia da nossa cidade. Ao facilitarmos este atendimento, estamos melhorando a qualidade de vida de toda a nossa população”, enfatiza o prefeito.

A cerimônia de assinatura dos decretos vai acontecer no Auditório do Paço Municipal, localizado na Rua João Emílio, 100, Centro.

Mais informações através do telefone 3342-9545.

Fonte: Secom PMN

Categoria: Economia