Início » Notícias » Empresas de SC terão apoio da Fapesc no desenvolvimento de soluções imediatas

Empresas de SC terão apoio da Fapesc no desenvolvimento de soluções imediatas

27 de abril de 2020

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Projetos de inovação em diferentes áreas do conhecimento e que possam trazer soluções imediatas para o enfrentamento da Covid-19 poderão receber apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Para isso, as propostas devem ser submetidas no edital 07/2020, até 11 de maio, no site www.fapesc.sc.gov.br.

>>> Confira aqui o edital 07/2020 da Fapesc

Podem participar empresas de diferentes áreas de conhecimento, desde que situadas em Santa Catarina. “O objetivo é desafiar também o setor empresarial a trazer soluções para o enfrentamento da Covid-19, seja em áreas específicas da saúde, seja também para o isolamento social e para a retomada do desenvolvimento econômico”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

A intenção é apoiar propostas para o desenvolvimento e execução de projetos de inovação em processos, produtos, serviços, bem como extensão tecnológica. “A ideia é que essas empresas tragam o seus produtos, seus serviços, inovações. Porém, buscamos soluções que tenham uma aplicação imediata. Então, o objetivo não é o desenvolvimento de novos produtos, mas uma adaptação do que já existe”, reforça Holthausen.

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, acredita que a inovação apresenta novos cenários e oportunidades de integração de ideias, esforços e ações. “E, inovar sempre fez parte do DNA catarinense. Por isso, o Governo de SC tem investido cada vez mais em pesquisa aplicada e tecnologia para buscar soluções catarinenses para os desafios, ou seja, utilizando o nosso capital intelectual para demandas específicas do nosso Estado”, acrescenta Esmeraldino.

Mais recursos para enfrentar a pandemia

Para essa chamada, a Fapesc estará disponibilizando R$ 500 mil em recursos próprios. Cada uma das propostas poderá receber até R$ 100 mil.

Outros editais

A Fapesc também lançou uma chamada pública para pesquisadores catarinenses. Neste caso, o prazo para submissão termina em 5 de maio. A proposta também deve ser apresentada na Plataforma Fapesc.

Somados os dois editais, o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos é de R$ 1 milhão.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.

Fonte: Secom