Início » Notícias » Porto de Navegantes recebe o maior navio a operar na Costa Brasileira

Porto de Navegantes recebe o maior navio a operar na Costa Brasileira

16 de junho de 2020
Postado por: Alexandre Batista

Na tarde desta terça-feira, dia 16 de junho, o Porto de Navegantes, que integra o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebeu o maior navio porta-contêineres a operar na Costa Brasileira. Com 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca), o APL Paris atracou na Portonave, na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu.

Com capacidade para transportar 10.789 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), a embarcação pertence ao armador CMA/CGM, veio de Caucedo, na República Dominicana, e agora segue para Singapura, na Ásia.

Foi um “extra call”, uma atracação única na América do Sul, não é uma linha regular. A Portonave foi escolhida para a escala por ser um dos únicos portos no país com capacidade operacional para receber o navio, somando a estrutura operacional do Terminal com a estrutura de acesso – a nova Bacia de Evolução. “A opção do armador pela escala exclusiva na Portonave no país demonstra confiança em nossos serviços e nos firma como um dos portos que recebe embarcações desse porte”, comenta o Diretor-Superintendente Operacional da Portonave, Renê Duarte.

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes está consolidado na rota das grandes embarcações que navegam na costa brasileira. Neste mês de junho, já recebeu cinco escalas de navios gigantes. “Isto é a concretização de um planejamento e um trabalho. Fico muito feliz com este marco. Isto mostra a nossa competitividade”, comenta o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles.

Para a Portonave, a escala é motivo de orgulho. “ Representa uma quebra de paradigmas para o nosso Complexo, pois anteriormente tínhamos restrições e agora recebemos o maior navio porta-contêineres que já navegou na nossa Costa”, comemora o Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

Na quarta-feira (17), o navio parte para o Porto de Singapura. A embarcação saíra de popa (ré) do berço 03 da Portonave e será rebocada até a área da Nova Bacia de Evolução, na Baía Afonso Wippel, onde realizará um giro de 180° e na sequencia segue seu destino marítimo.

O início da manobra está previsto para às 12h (meio-dia), mas o horário pode sofrer alterações devido as melhores condições climáticas e de maré para a saída e respectivo giro da embarcação.

Fonte: Comunicação Portonave e Porto de Itajaí.

Categoria: Notícias