Início » Notícias » ACIN é homenageada pelo apoio nas tratativas para a realização das obras da Bacia de Evolução

18 de junho de 2020

Dia histórico…

O presidente da Associação Empresarial de Navegantes, Verner Dietterle, representou a classe empresarial da cidade no evento de comemoração pela conclusão das obras da bacia de evolução do Complexo Portuário do Rio Itajaí, que foi realizado na manhã desta quarta-feira (17) e contou com a presença de inúmeras autoridades regionais.

Na ocasião, o empresário recebeu da direção do Porto de Itajaí e do prefeito da cidade, uma placa de honra em reconhecimento aos esforços e colaboração da Acin para essa importante conquista.

Após as homenagens, os convidados acompanharam a manobra histórica de saída do navio “APL PARIS”. Com 347 metros de comprimento, 45 de boca e capacidade para transportar até 10.798 containers de 20 pés.

O meganavio tem bandeira de Singapura e pertence ao armador CMA/CGA, vinda do Porto de Caucedo (São Domingo/ República Dominicana) para atracar no berço 3 da Portonave. Essa foi a primeira escala no Brasil desse navio, que é o maior navio porta contêineres a navegar na costa brasileira até o momento.

A operação simboliza um marco para o Complexo Portuário, que sofria com limitações estruturais para grandes embarcações. As obras da bacia e evolução, custeadas pelo Governo do Estado e pelos portos de Itajaí e Navegantes, aumentaram o limite de tamanho das embarcações, de 306 para 350 metros.

“Esse é um momento muito esperado por toda a classe empresarial da região. A Acin sempre esteve envolvida nas tratativas para essa importante obra, foram inúmeras reuniões. Agora vamos unir forças novamente e pleitear recursos para a segunda etapa das obras”, destacou Verner Dietterle.

Fotos: Marcos Porto – Secom Itajaí.