Início » Facisc » FACISC lança Manual de Compliance Associativista

FACISC lança Manual de Compliance Associativista

10 de dezembro de 2020

No dia em que celebramos o Dia Internacional de combate a corrupção, um dos compromissos da agenda 2030 e também assumido pela Facisc, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina lança o Manual de Compliance Associativista.

O objetivo é fortalecer a cultura de integridade e compliance no âmbito associativista e trazer por meio de uma linguagem acessível, alguns dos principais quesitos a serem observados pelas associações empresariais na implementação, adequação ou melhoria de seus programas ou processos relacionados ao tema. “A ferramenta foi especialmente pensada para o nosso Sistema em uma linguagem simples para contribuir para o fortalecimento da cultura de integridade nos negócios e nas relações das entidades”, explicou a coordenadora de projetos especiais e que conduziu a construção da obra, Adelita Adiers.

O material foi organizado de forma colaborativa pelos Comitês de Sustentabilidade e Jurídico, na mais expressiva essência do voluntariado que move a federação. “Essa entrega será somada a outros processos e mobilizações já realizados pela Facisc e as Acis. Mas mais importante que criar regras é consolidar valores”, ressaltou Adelita.

Voluntária na construção do documento, a advogada da assessoria jurídica da Facisc, Juliana Galtieri, explanou rapidamente alguns dos principais pontos abordados na obra. “Vivemos hoje um momento que trouxe um aumento do volume de riscos para o empresariado devido à pressão da crise mundial e do aumento das desigualdades sociais e isso provoca uma insegurança para as empresas se devem ou não investir suas receitas em uma área como o compliance. Mas as empresas que deixam de investir acabam se enfraquecendo neste cenário de crise mundial. No caso da associação o compliance permite se antecipar e identificar os riscos permite que evite perdas que possam prejudicar o seu sucesso.”, destacou.

“Pensamos em um documento voltado aos gestores das Acis para que possam dentro das suas limitações implementar um programa de compliance não para mostrar para os outros mas para permitir que tenham melhores resultados. Listamos nove pilares da maneira mais didática possível, como por exemplo o código de conduta”, declarou o
também voluntário na construção do documento, o advogado da ACI de Concórdia, Gabriel Dal Piaz.

De acordo com a advogada da ACI de Chapecó e também voluntária, Márcia Bonamigo o material pretende atender as dificuldades das ACIS. “A pretensão não foi criar um manual apenas para Acis mais estruturadas, mas sim a toda e qualquer Aci e deixar caminhos e subsídios para buscarem mais informações. Neste sentido, destaco o pilar  do Duo diligence pois é neste que Aci encontrará terreno fértil para implantar o compliance”, declarou.

Também colaboradora no processo, a advogada da ACI de Maravilha, Ceni de Marco falou sobre a importância da comunicação e do treinamento. “De nada adianta elaborar as ferramentas de compliance se não houver comunicação e treinamento para que a conduta que se deseja seja efetivamente levada adiante”.

Superintendente institucional da Facisc, Gilson Zimmermann, ressaltou a importância  do primeiro passo para se iniciar o processo de implantação de compliance. “Demos o primeiro passo e hoje deixamos mais um legado para o Sistema associativista”, ressaltou.

O presidente eleito da Federação, Sérgio Rodrigues Alves, também prestigiou o lançamento, parabenizou pelo trabalho e ressaltou que compliance é um dever de todos. “Temos que construir uma cultura mais ética dentro da nossa atividade e em torno do principio ético do respeito, que particularmente sempre tive na minha vida profissional. Criamos um valor para nossos associados. É um diferencial forte que criamos dentro da Facisc e pilares como a transparência são um dever de todos nós, pois queremos assegurar a perpetuação das associações”, concluiu o presidente.

O lançamento foi transmitido no CANAL FACISC, no Youtube www.youtube.com/FACISC  e ainda está disponível para quem desejar assistir e o documento pode ser acessado no site na Federação no link https://www.facisc.org.br/publicacoes/

Categoria: Facisc