Início » Notícias » Vale e Alto Vale se reúnem em plenária virtual

Vale e Alto Vale se reúnem em plenária virtual

10 de dezembro de 2020

Os representantes das associações empresariais das Regionais Vale e Alto Vale estiveram reunidos em evento virtual nesta quarta-feira, 9/12, para a reunião Plenária da Facisc.

Recepcionados pelos vice-presidentes regionais Maicon Luiz, pelo Alto Vale e Rinaldo Luiz de Araújo, pela regional Vale os presidentes das ACIs discutiram demandas comuns as regiões. O presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul, Eduardo Schroeder, deu as boas-vindas a todos no evento, que teve a ACI como anfitriã.

Sérgio Rodrigues Alves, que assume a presidência da Federação a partir do dia 1º de janeiro, participou do evento e reforçou seu desejo de fazer uma gestão participativa para defender os interesses de todas as regiões, como é o caso da BR 470 na região. Também relatou sobre as reuniões que teve com o governador e hoje com o Fórum Parlamentar para discutir sobre o edital de licitação do aeroporto de Navegantes.

Cleber Stassun, da Associação Empresarial de Rio do Sul apresentou aos representantes as perspectivas para a BR 470 em 2021 atualizando números e outras informações sobre o processo. Entre outros dados apresentados Cleber relatou que, em certos trechos, no próximo ano o DNIT fará contratos onde a solução de engenharia custará menos e poderá dar resultados de forma mais rápida e uma condição de trafegabilidade melhor.

O vice-presidente regional Rinaldo reforço reforçou a importância da duplicação não só para a região, mas para todo o estado. “Quando tivermos o problema da duplicação resolvido teremos que enfrentar o problema da triplicação e isso é preocupante pois um estado que arrecada tantos impostos federais está recebendo muito pouco de retorno de investimentos”

Rinaldo também atualizou os participantes sobre a situação do edital de licitação do aeroporto de Navegantes. “Não podemos deixar SC sofrer estes prejuízos. Estamos falando da competitividade do Estado”, alertou Rinaldo.

Ainda sobre a BR 470, o presidente eleito Sérgio Alves a importância da aproximação com os parlamentares catarinenses e fazer um esforço conjunto. “Precisamos nos envolver cada vez mais e estar juntos nesse proposito pois é uma reivindicação justa e necessária”, destacou.

Ao final Rinaldo propôs que as demandas sejam alinhadas com a bancada catarinense para que sejam sensibilizados e entendam e contribuam com as necessidades reais para o desenvolvimento do estado e da região.

Ações regionais

Consultor comercial da região, Diego Scott, falou sobre o crescimento das soluções empresariais que, apesar da pandemia, cresceram 6% impulsionados especialmente pelo Certificado de Origem que teve aumento exponencial. Na área institucional, a consultora regional Caroline Favero relatou o trabalho de planejamento e trocas de experiências promovido com as ACIs. “Para 2021, além da elaboração do planejamento estratégico também faremos o diagnóstico das ACIs”, destacou.