Início » Notícias » PROJETO PILOTO PARA RECUPERAÇÃO PAISAGÍSTICA E AMBIENTAL DA PRAIA DO GRAVATÁ SERÁ SUBSIDIADO PELA CLASSE EMPRESARIAL DE NAVEGANTES

24 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de contribuir de forma direta para o desenvolvimento turístico e econômico do município, empresários ligados a Associação Empresarial, Instituto Renova Navegantes e CDL de Navegantes vão financiar a realização da primeira etapa do projeto piloto de recuperação paisagística e ambiental, num trecho de 110 metros, na praia do Gravatá, iniciando no posto 8 em sentido sul.

O projeto foi apresentado na reunião da ACIN desta terça-feira (23) pelo superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IMA), Marcos Zaleski de Matos e foi prontamente adotado pelo empresariado.  Segundo Marcos, a intenção é promover a recuperação ambiental da restinga e melhorar a estética da praia, eliminando também as pragas urbanas. “Vamos plantar 4.800 mudas nativas de regiões de dunas da mata atlântica, identificar e isolar o local, bem como envolver toda a comunidade através de campanhas virtuais, vídeos, copos e camisetas ecológicas, cartilhas educativas e concurso de fotografia”, informou.  Ainda de acordo com o superintendente, os trabalhos serão iniciados em 30 dias, prazo necessário para a estruturação do projeto e para atender as questões legais envolvidas.

O presidente da ACIN e membro fundador do Instituto Renova Navegantes, Verner Dietterle, demonstrou total apoio ao projeto piloto e destacou, “É importante deixar bem claro que esse projeto em questão não é para o alargamento da faixa de areia da praia e sim para o embelezamento e recuperação de uma parte da restinga. Com essa iniciativa, vamos poder monitorar o local, avaliar os resultados e futuramente firmar novas parcerias para executá-lo na área onde não existe mais a proteção natural”, enfatizou.

Já o presidente do Instituto Renova Navegantes, Rinaldo Luiz de Araújo, informou que as ações do órgão foram retomadas após um período de recesso em função das eleições e também da pandemia.  Rinaldo colocou o Instituto a disposição para apoiar essa iniciativa. “Seremos apoiadores desse importante projeto piloto e seguiremos trabalhando, sempre alinhados ao poder público municipal, para também encontrar meios e garantir recursos para o alargamento total da faixa de areia da praia do Gravatá”, enfatizou.

Confira algumas imagens do projeto e da reunião…