Início » Notícias » Regional Vale da Facisc delibera sobre o momento político, aeroporto de Navegantes e BR 470

30 de março de 2021

Os representantes das associações empresariais do Vale reuniram-se nesta terça-feira (30/03) para mais uma plenária regional da Facisc.

Liderados pelo vice-presidente regional, Rinaldo Luiz de Araújo, os integrantes das associações discutiram assuntos de interesse da regional e do Sistema FACISC, entre eles o pleito do Aeroporto de Navegantes e a BR 470.

Anfitrião do encontro, o presidente da Acibalc, Héderson Cassimiro, apresentou case sobre o planejamento da associação e as ações para engajamento da nova diretoria, com destaque para o desenvolvimento da Escola de negócios criada capacitação de empresários e colaboradores. “Identificamos que precisamos construir pontes. Temos que nos fazer representativos pois assim teremos visibilidade e iremos atrair novos empresários”, relatou.

Presente na reunião, o presidente da Federação Sérgio Rodrigues Alves, elogiou o case e lembrou que a capacitação também é uma das plataformas de atuação da Facisc e o quanto é importante o envolvimento de todos. “Este é o espírito que precisamos ter. O tempo passa rápido demais e temos que fazer as coisas acontecerem. Temos ações na área da saúde, na área econômica, e para que que se tornem efetivas e tragam resultados para nossos empresários precisamos nos unir”, destacou Sérgio.

Recém convidado a participar do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) que define as ações preventivas da saúde no governo, Sérgio ressaltou que vê o convite como um reconhecimento à Facisc. “Estamos em 80% dos municípios catarinenses e a nossa voz tem que ser ouvida na hora das decisões e quando as medidas forem tomadas”, declarou.

Vice-presidente regional, Rinaldo Araújo fez um relato sobre as últimas ações relacionadas ao andamento do edital do aeroporto de Navegantes. “A atuação da Facisc traz um fato novo que é a ampliação da pista que não está considerado no edital de licitação. Temos boas expectativas de que conseguiremos reverter a ação”, destacou Rinaldo.

Rinaldo também comentou sobre o atual momento político. “O impeachment atrapalha todo o processo. Isto demonstra que os interesses políticos estão acima da sociedade e da classe empresarial. Por isso acredito que só temos resultados quando vamos a campo e cobramos e para isso temos que ter um planejamento”, apontou o vice-presidente.

Vice-presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Renato Medeiros, fez um relato sobre a situação da BR 470. “A informação que temos é que foram disponibilizados 430 milhões para concluir os trechos 1 e 2 das obras até dezembro de 2021. Vamos acompanhar projeto de lei que governador deu entrada na assembleia e ver como ficará agora com a questão do impeachment”, declarou.

*Espaço Facisc*

No momento Facisc a equipe de consultores da Federação apresentou algumas das ações desenvolvidas na região.

A consultora regional Caroline Favero falou sobre o apoio a planejamento das ACIs, acompanhamento de processos eleitorais, auxílio a executivos e conexões realizadas entre as ACIs e a Federação.

Consultora do Programa Empreender na região, Scheila Mazurek, falou sobre as ações com os 105 Núcleos no Vale do Itajaí. “São cerca de 1475 empresas participantes dos Núcleos nas 10 associações. Tivemos algumas perdas, porém temos muitos núcleos ativos e novos núcleos surgindo também. Neste momento temos trabalhado o Programa de Aceleração de Núcleos, o PAN e queremos também fazer trabalho da porta para dentro das empresas”, relatou.

Consultor comercial, Diego Scott, apresentou os números da região que teve um crescimento de 8% em relação a 2019 e apresentou as novas soluções e inovações disponibilizadas no portfólio. “Este resultado é graças ao trabalho das entidades”, destacou.

Fonte:  Facisc