Início » Notícias » AEROPORTO DE NAVEGANTES JÁ CONTA COM NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS

AEROPORTO DE NAVEGANTES JÁ CONTA COM NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS

25 de maio de 2021
Postado por: Alexandre Batista

A Infraero entregou nesta segunda-feira, 24/5, a reforma, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder e também a nova Torre de Controle. Foram investidos R$ 61,7 milhões, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac).

O novo terminal quase triplicou de tamanho – chegando a 13,6 mil m² – e a sala de embarque é quase cinco vezes maior que a atual – com 2,8 mil m². As melhorias, que iniciaram em junho de 2019, também incluem uma nova sala de embarque internacional, climatização de todo terminal, instalação de novas esteiras de restituição de bagagens, elevadores e escadas rolantes, além de mais seis sanitários e a ampliação da área de check-in.

“Essa é mais uma obra entregue pelo Governo Federal que irá melhorar consideravelmente a prestação do serviço para os passageiros que trafegam pelo aeroporto. Essa entrega importante dará mais conforto e segurança para todos os usuários do terminal do litoral catarinense”, enfatizou Marcelo Sampaio, secretário executivo do Minfra.

De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, as obras garantem o aumento dos níveis de conforto, serviço, segurança e capacidade operacional do aeroporto, além de contribuírem com o desenvolvimento da economia do País e da região. “Os trabalhos fazem parte de um conjunto de medidas da Infraero para aprimorar e modernizar o terminal de passageiros e, assim, garantir mais conforto e segurança a usuários e passageiros. Estamos entregando um terminal condizente com a importância e a relevância desta região”, afirmou.

Ampliação e modernização do aeroporto

A modernização também possibilitou ampliar as áreas comerciais, bem como dos órgãos públicos e da infraestrutura básica do aeroporto, como energia elétrica e abastecimento de água.

As melhorias fazem parte de uma série de fases da ampliação e modernização do aeroporto, que já recebeu novas instalações da Seção Contra Incêndio (SCI), Central de Resíduos Sólidos (CRS), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), guarita de segurança e prédio administrativo da Infraero.

Nova Torre de Controle

A nova Torre de Controle conta com equipamentos modernos de navegação aérea visando melhorias operacionais e de segurança. O prédio possibilita uma melhor cobertura visual das áreas operacionais, além do aprimoramento do controle do espaço aéreo na região. Possui 26,6 metros desde a base até a parte superior da laje e, contando a antena de 6 metros, totaliza 32,6 metros de altura.

A nova edificação mais que dobrou de tamanho, inclui espaço para o setor de meteorologia, sala técnica e áreas administrativas de gestão e apoio. Os ambientes são mais amplos, com dois elevadores, auditório e atende a todos os requisitos de acessibilidade.

A antiga Torre foi demolida e a área liberada foi incorporada na ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.

Categoria: Notícias