Início » Notícias » PREFEITURA LANÇA EDITAL PARA ESTUDOS DE IMPACTO DO ALARGAMENTO DA PRAIA DO GRAVATÁ

PREFEITURA LANÇA EDITAL PARA ESTUDOS DE IMPACTO DO ALARGAMENTO DA PRAIA DO GRAVATÁ

20 de dezembro de 2021
Postado por: Alexandre Batista

Esta semana iniciou com a perspectiva de uma futura importante obra de proteção costeira com o ato de assinatura para o lançamento do edital, visando a contratação de empresa para os estudos de impacto e também o processo de licenciamento ambiental para o alargamento da Praia do Gravatá.
O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica sobre a importância destes estudos e faz uma observação sobre o contexto ambiental da Praia do Gravatá que sofreu um intenso e severo processo de degradação ambiental.
“Hoje não temos uma faixa praial e nem uma vegetação de restinga que protegem e garantem o equilíbrio ecológico da faixa costeira. O resgate deste contexto ambiental para a recuperação da Praia do Gravatá, somado as Praias: de Meia Praia, Centro e Pontal que são extremamente conservadas no aspecto de restinga – vão elevar a cidade de Navegantes por ter Praias diferenciadas em relação ao litoral,” afirma o superintendente.
O prefeito Liba Fronza, relembra que são aproximadamente 30 anos que a Praia do Gravatá sofre com a degradação ambiental. “A assinatura deste edital representa um momento histórico para Navegantes. Vamos focar na viabilização desta obra para a recuperação deste trecho há tanto tempo degradado. Com certeza será um avanço muito significativo. Ao minimizar a erosão costeira, revitalizamos a orla e ampliamos a oferta de lazer, fortalecendo o turismo e a economia de Navegantes,” finaliza o prefeito.
Fonte: Secom PMN
Categoria: Notícias