Início » Notícias » PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL JÁ É REALIDADE EM NAVEGANTES

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL JÁ É REALIDADE EM NAVEGANTES

7 de abril de 2022

Na noite desta terça-feira (05) aconteceu a apresentação da análise situacional do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em Navegantes.
O evento, realizado na sede da CDL, reuniu lideranças empresariais e políticas, bem como representantes da comunidade em geral. O presidente da Acin, Verner Dietterle. representou a entidade e destacou a importância do programa e os desafios para colocá-lo em prática. “São muitas informações que agora presisam ser transformadas em ações. Estaremos imbuídos nesse propósito, com o poder público municipal, para garantir o desenvovimento da cidade”, destacou.
O DEL é um projeto da Prefeitura de Navegantes, com consultoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), entidade vencedora do processo licitatório para assessorar o município na implementação do programa e com isso mapear o atual momento econômico da cidade, para que sejam planejadas ações de desenvolvimento de pequeno, médio e longo prazo.
Segundo o prefeito, Liba Fronza, a adesão do município ao DEL é um passo em direção ao desenvolvimento que a cidade necessita. “Nosso objetivo com o programa é implementar um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável”, enfatizou.
Saiba mais…
O Objetivo do Programa DEL é aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes.
Em 2011, a FACISC implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.
O programa, que já está implantado em mais de 30 municípios (em 4 estados federais) e se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, um conceito de desenvolvimento sustentável prazo estabelecido para esse fim.