Início » Notícias » Perspectivas da economia catarinense são tema da reunião de Diretoria da Facisc

Perspectivas da economia catarinense são tema da reunião de Diretoria da Facisc

30 de maio de 2022
Postado por: Alexandre Batista

A Facisc reuniu empresários de todas as regiões do estado para a Reunião de Diretoria da entidade nesta quinta-feira, 26/5. O tema destaque foi a economia. A jornalista Estela Benetti apresentou dados e discutiu sobre os dados econômicos. Segundo Estela, o setor de serviços teve um dos maiores crescimentos do Brasil, foi de 14,8% em 2021 e 13,3% nos últimos 12 meses. As exportações no agronegócio cresceram 27,3%. As exportações cresceram 27% de janeiro a abril deste ano. Esses foram alguns dados apresentados pela jornalista Estela Benetti, especialista em Economia, aos diretores da Federação. “No ano passado foram geradas quase 168 mil vagas formais. Este ano já foram 64 mil novas vagas. O setor que mais gerou foi o setor de serviços mostrando o crescimento do setor”, destacou.

Para Estela Benetti, a previsão é que Santa Catarina cresça acima da média este ano. O índice de atividade econômica está acima da média nacional. Ela falou sobre o impacto das eleições na economia. “Em Santa Catarina não se terá uma ruptura nas eleições que se reflita em mudanças que possam trazer impactos negativos. Problemas crônicos como educação, infraestrutura,  saúde pública como falta de hospitais, falta de investimentos em hospitais filantrópicos são itens obrigatórios que precisam de uma atenção especial tanto no estado como para o Governo Federal”.

A jornalista também falou sobre a aprovação de redução da alíquota de ICMS de combustíveis para 17%, nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados. Ela disse que isso sinaliza que a medida vai ser aprovada pelo Senado e entrará em vigor ainda este ano. Diante disso, as perdas de arrecadação do tributo por ano para o tesouro do Estado somarão em torno de R $3,5 bilhões segundo a Secretaria da Fazenda. Segundo Estela, o secretário Paulo Eli disse que o considera a redução de 25% para 17% da alíquota da gasolina, e mudança semelhante para as alíquotas de energia e telecomunicações a partir de 2024, como aprovou o Supremo Tribunal Federal. Para a jornalista, o risco com essa redução na arrecadação é que não se tenha recursos para investimentos públicos como os 10 bilhões em projetos em andamento e a previsão de que o Estado pode investir 80 bilhões até 2041.

Durante o evento, o presidente Sérgio Rodrigues Alves explicou que o primeiro ano foi de criar. “Elegemos as cinco plataformas: representatividade, soluções e projetos, inovação, integração e diálogo, e capacitação”.  O segundo ano, que é este que estamos, foi de fato para fazer com que as coisas aconteçam e se realizem. E o terceiro ano será de consolidação dos resultados.

Voz Única

As informações para atualizações sobre o Voz Única foram repassadas pelos vice-presidentes regionais Milvo Zancanaro, Rinaldo Luiz de Araújo, Maicon Luíz e Antônio Carlos Tiburske. Segundo o presidente Sérgio, este é o ano do Voz Única. “O Voz Única é para o bem da sociedade. Todos temos que entrar neste projeto que faz a diferença para o nosso estado”.

Entre os pleitos apresentados foram atualizados os estudos de viabilidade de implantação da linha férrea ligando Cascavel, no oeste do Paraná, a Chapecó, no oeste catarinense, a luta pelo Aeroporto de Navegantes, a construção da Ponte sobre o Rio Uruguai, que vai ligar Itapiranga em Santa Catarina à Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, as obras da Aduana de Dionísio Cerqueira, duplicação das BRs 470 e 280 e o projeto piloto de integração internacional de mão de obra Brasil / Argentina.

Novos diretores

No encontro também foram nomeados como novos diretores Estevão Bertemes Guerreiro, para o cargo de 2º diretor secretário, Débora Aparecida Tomelin, para a pasta de turismo, Eduardo Scholtze para o conselho fiscal, Irene de Sá para a diretoria de marketing e Allan Edgard Kreutz para o Programa Empreender.

Projetos e Plataformas

Durante o evento foram apresentados os principais projetos de cada uma das plataformas da Facisc, entre eles o Geração Empreendedora, o Reuse, Voz Única, Faciscred, Programa A+, Sustentabilidade Ambiental, ações da área Jurídica, DEL, o Útil Saúde, Empreender, Cejesc, Ceme, entre outros. Ainda foram apresentados os projetos de Relações Internacionais e as capacitações para o Sistema.

Reuse

A Facisc acaba de lançar o Reuse, um canal para dar visibilidade e organizar as ofertas e demandas de móveis e equipamentos que podem ser destinados entre associações empresariais e dará um novo destino a estes bens estimulando a reutilização. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, este projeto é um incentivo à economia circular. Para saber mais acesse  www.reuse.org.br

Categoria: Notícias