Início » Facisc » Em visita à Portonave, Facisc e ACIs do Vale reforçam apoio ao alargamento do canal da bacia de evolução

22 de junho de 2022

Pleito regional, o alargamento da bacia de evolução do complexo portuário do rio Itajaí foi discutido nesta segunda-feira (20/06) em visita dos representantes das associações do Vale ao terminal portuário da Portonave.

Segundo maior terminal portuário do país, a Portonave tem entre outros desafios a necessidade de ampliação da sua capacidade para a movimentação de cargas e para tanto há a necessidade do alargamento do canal da bacia de evolução. “Esta obra é prioridade para que a eficiência seja mantida e os navios de grande porte possam manobrar”, relatou Osmari de Castilho diretor superintendente administrativo da Portonave, que apresentou a estrutura do terminal e a participação econômica no cenário nacional e estadual.

O alargamento da bacia é um dos pleitos listados pelos representantes da Facisc na regional para o documento Voz única. Na avaliação dos empresários a ampliação da capacidade do porto é prioridade para o desenvolvimento econômico da região. “No Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), apresentado em audiência pública recente, a relação de investimentos obrigatórios prevê a readequação do Molhe Norte e a bacia de evolução estão programados apenas para acontecer apenas a partir de 2026, mas entendemos que devem ser feitos já em 2023. Não podemos esperar tanto tempo, pois a economia gira por aqui. Essa obra precisa acontecer concomitantemente com as demais obras que iniciarão em 2023 para que o fluxo de grandes navios não seja interrompido nos terminais. Essa questão pode nos colocar em uma posição de destaque ou de atraso”, ressaltou o vice-presidente regional Rinaldo Araújo.

O encontro também contou com a presença do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves que reforçou o apoio da Federação ao pleito e a necessidade da obra para a economia catarinense. “O acesso aos portos precisa ser melhorado, ainda mais que temos ferrovias precárias, por isso o nosso trabalho com o Voz Única é muito importante para sensibilizar as autoridades responsáveis e agilizar este processo”, destacou o presidente.

Na próxima semana a Federação levará algumas demandas a Brasília e entregará um documento aos parlamentares contendo sugestões para os investimentos na logística portuária da região, solicitando o apoio para a antecipação das obras para 2023.

Categoria: Facisc