2020: um ano de resiliência para o empreendedor

28 de dezembro de 2020
Por: Alexandre Batista

Por Donizete Böger* | Gerente regional do Sebrae Vale do Itajaí.

Porque é em meio ao turbilhão de adversidades que a gente se reinventa, se redescobre. E quando somos forçados a fazer diferente é que fazemos a diferença. E este ano exigiu demais de todo mundo: de você, do seu vizinho, de mim. Nossas concepções são diferentes, nossos comportamentos mudaram e tudo isso precisa ser reconhecido como coisas que agregamos.

No mundo dos negócios arrisco a dizer que há tempos não víamos uma revolução tão significativa e rápida no modo de empreender. O SEBRAE,  por exemplo, se adaptou de uma forma muito rápida, assim como os empresários da micro e pequena empresa, a essa pandemia do coronavírus. Não houve escolha! Tivemos que remodelar.

Já nas primeiras semanas, nós conseguimos nos reestruturar com uma série de atendimentos online. Criamos uma landing page com conteúdo gratuito para auxiliar as empresas e os empresários. Também fizemos várias articulações com instituições de crédito para levar reforço financeiro às empresas. O Fundo de Aval veio muito forte para avaliar operações de crédito das micro e pequenas empresas com problemas de garantia. Todo o portfólio passou para o digital, hoje tudo o que a gente desempenha com os clientes é de forma online, com a mesma qualidade e efetividade do presencial.

Nossos atendimentos não caíram, inclusive houve até aumento em relação a 2019. No estado inteiro foram mais de 142 mil empresas atendidas; só a região do Vale do Itajaí concentrou mais de 10 mil atendimentos, com mais de R$ 4,5 milhões de recursos destinados a projetos de apoio às micro e pequenas empresas, para fazer frente aos desafios impostos pela crise. Foi preciso fazer diferente – e, salvo em raras exceções, mudanças geralmente são pra melhor!

Isso só indica que o SEBRAE se mostrou à altura do empresário da micro e pequena empresa catarinense. Abnegados, que não abaixam a cabeça nunca, e nós não podíamos fazer diferente. O SEBRAE vai continuar lutando e se adaptando no dia a dia, para levar sempre mais e melhores orientações e informações para os empreendedores catarinenses.

Categoria: Artigos