Atividades da ACIN em Junho/20

30 de junho de 2020
Por: Verner Dietterle

Resumo de atividades do mês 06/2020:

Nesse mês de junho, a ACIN, ainda limitada as reuniões presenciais, realizou reunião on-line com sua diretoria executiva e presidentes de ACIs da região com o tema “Aeroporto de Navegantes”, onde foi feito breve relato da atual situação das obras de ampliação do terminal e também foco no edital de concessão, que no nosso entendimento não contempla as necessidades previstas no atual Plano Diretor do mesmo. A ACIN trabalha numa nova mobilização para reverter essa situação preocupante, visto que o atual edital está muito aquém das expectativas de um aeroporto moderno para as necessidades e importância da região.

Também participamos da recepção ao maior navio de containers a navegar na costa brasileira com nada menos que 347 metros de extensão. Navio este que atracou na Portonave e definitivamente colocou o terminal de Navegantes na rota dos grandes cargueiros. Essa operação também inaugurou oficialmente a primeira fase da bacia de evolução. Na oportunidade recebemos uma placa comemorativa em nome da ACIN das mãos da autoridade portuária em reconhecimento ao engajamento nessa luta. Fica agora a expectativa e luta pela segunda fase, que contempla também a revitalização completa do molhe norte aqui em Navegantes.

Recebemos também no dia 17/06 congratulações da presidência da Assembleia Legislativa de SC pela passagem dos 30 anos de fundação da ACIN, ocorridos em 15/05, por proposição do deputado estadual Nilso Berlanda.

Também nesse mês foi oficialmente constituído o Núcleo das Cooperativas da ACIN, reunindo nesse grupo as entidades Credifoz Centro, Gravata, e Machados, Unicred, Sicredi, Sicoob e Cootranav.
Como primeira ação desse Núcleo, está em andamento a campanha “DIA C – dia de cooperar” dia 04 de julho que consiste na arrecadação de cestas básicas que serão doadas pra duas instituições de nosso município, a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) e Grupo da Melhor Idade São José.
Esta campanha ainda integra os núcleos da ACIRS de Rio do Sul, ACII de Itajaí, AJORPEME de Joinville e ACIBALC de Balneário Camboriú e Camboriú, essa idealizadora do evento.

Registramos também o recebimento, da empresa EQUILÍBRIOS, de máscaras de pano confeccionadas a partir da máscara gigante com a qual a mesma concorreu ao Guines. As referidas máscaras serão incorporadas às cestas básicas que o núcleo das cooperativas está arrecadando para o “dia C de cooperar”.
Obrigado e parabéns a empresa EQUILÍBRIOS por tal iniciativa!

Essas as ações, participações e realizações da ACIN nesse período.
Grato a todos.

Categoria: Artigos, Palavra do Presidente