SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA

3 de novembro de 2025
Por: admin

A ACIN mantém um olhar atento e permanente sobre as questões que envolvem a segurança pública em nosso município. Embora não tenhamos poder de polícia, acompanhamos de perto as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Navegantes e pelos demais órgãos de segurança, reconhecendo a importância desse tema para o bem-estar da comunidade e o ambiente de negócios.

Entre os avanços recentes, destacamos a redução nos índices de homicídios e de crimes graves, conforme dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). A adoção de tecnologias de ponta, como sistemas de reconhecimento facial e de placas de veículos, somada ao monitoramento urbano e à intensificação da fiscalização de trânsito, reforçam o compromisso do poder público com a proteção da população. A recente entrega de novas viaturas à Navetran é mais um passo nessa direção.

Neste ano, a ACIN também designou um representante para o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), profissional íntegro, comprometido e com conhecimento técnico, que está contribuindo efetivamente com as discussões e decisões do conselho.

Apoiamos, ainda, a implementação do Programa Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal, que utiliza tecnologia avançada para o monitoramento e identificação de veículos suspeitos e de pessoas com pendências judiciais.

Na ACIN, acreditamos que o terceiro setor deve estar sempre próximo das forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil e demais instituições, atuando de forma colaborativa e propositiva. Temos buscado o diálogo e o engajamento com cada uma dessas entidades, colocando-nos à disposição para contribuir com iniciativas que fortaleçam a segurança em Navegantes.

Reconhecemos, entretanto, a necessidade de ampliação do efetivo da Polícia Militar em nosso município. Como empresários, compreendemos que também podemos contribuir para tornar o trabalho em Navegantes mais atrativo, especialmente considerando que o 25º Batalhão apresenta um dos índices de ocorrências mais elevados do Estado.

Segurança é uma responsabilidade compartilhada, e a ACIN, juntamente com a FACISC, reafirma seu compromisso em ser uma parceira ativa nesse propósito, fortalecendo pontes entre o poder público, as forças de segurança e a comunidade empresarial em prol de uma cidade mais segura, desenvolvida e próspera. Prova desse engajamento é a nossa participação na plenária da ACI de Timbó, que neste mês abordará exatamente esse tema tão essencial para o fortalecimento das nossas comunidades empresariais e da sociedade como um todo.

Debora Celine Bergamaschi dos Santos – Presidente Gestão 2025/2026
Categoria: Palavra da Presidente