Um por todos, todos por um…

16 de agosto de 2016 - Atualizado em: 10 de maio de 2017
Por: admin

Nas últimas semanas tivemos evoluções importantes em nossas lutas, proporcionadas pelo esforço associativo quando conseguimos concentrar o foco de todas as ACIs da região, visando resolver problemas crônicos de infraestrutura necessária para o desenvolvimento econômico regional.

O ponto de partida foi na reunião regional da FACISC, realizada em nossa cidade, onde tivemos a oportunidade de mostrar a todos os presidentes de ACIs presentes, a importância em trabalharmos unidos por temas essenciais, cujos benefícios poderiam ser desfrutados por todos, cada um de forma diferente, uma vez que cada município possui vocações distintas para desenvolvimento econômico.

Em conjunto, decidimos por investir esforços na continuidade das obras da BR 470, na obtenção dos recursos para a segunda fase da obra da bacia de evolução no rio Itajaí-Açu, pelo traçado da ferrovia da integração em fase de estudo e, finalmente, pela ampliação e modernização do mais importante aeroporto de negócios e turismo do estado de Santa Catarina, que nada mais é do que o nosso velho conhecido aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes.

A partir da reunião realizada em Navegantes, participamos de reunião em Blumenau com membros do fórum parlamentar catarinense, onde estavam presentes dois senadores da república, dois deputados, o prefeito de Blumenau, infelizmente não tivemos representantes do nosso governo municipal, mas falamos para um auditório lotado de presidentes de ACIs de diversas cidades, imprensa e diversas outras autoridades das diversas cidades ali representadas.

Tivemos a oportunidade de expor durante mais de vinte minutos, nossa indignação pela sensação de crise de representatividade política sofrida pelo nosso estado, falamos também sobre nossa indignação por enviarmos em 2015 mais de 46,2 bilhões de reais em impostos federais e termos recebido apenas 8,6 bilhões em investimentos do governo federal, o que equivale a apenas 18,6% do que enviamos, enquanto outros estados da federação receberam em investimentos mais de 300% dos impostos que arrecadaram.

Ouviram da nossa indignação sobre a construção e entrega, em 2015, de um novo aeroporto com pista de 3.000m em Jaguaruna-SC para movimentar esse ano aproximadamente 30.000 passageiros, enquanto o aeroporto de Navegantes, alegadamente sem recurso para investimentos, precisará movimentar 1.650.000 passageiros numa pista de 1.700m sem nenhuma infraestrutura de acomodações e defasada estrutura de segurança para o pouso de aeronaves em condições climáticas adversas.

Não somos contra o aeroporto de Jaguaruna nem tampouco de se ajudar os estados mais pobres, somos contra o descaso com que são tratados os investimentos em infraestrutura na nossa região.

Tivemos a oportunidade de falar sobre nossa indignação quanto a irresponsável interferência, desserviço, conivência, omissão, insensatez e falta de direito de certos “nobres” políticos, em querer decidir contrariamente pela ampliação e modernização do nosso aeroporto, com propostas de projetos alternativos para encobrir suas omissões em detrimento do interesse de toda uma região, das 54 cidades do vale, médio vale e alto vale do Itajaí, que precisam do aeroporto para ampliar seus horizontes de desenvolvimento econômico, através do turismo, logística de cargas, negócios, etc.

Ainda, tivemos a oportunidade de deixar claro que não esqueceremos dos políticos que se esforçam em ajudar a resolver essas pendencias, nem tão pouco esqueceremos dos que se esforçam em atrapalhar os interesses da região, daqui a dois anos quando chegar a hora de escolhermos nossos nobres deputados.

A luta é árdua, mas agora está fortalecida. Deixou o cenário doméstico para se tornar regional, a ampliação do nosso aeroporto não é mais uma opção, passou a ser uma necessidade e um objetivo de 54 cidades. Aos que desejarem desfrutar da vitória dessa conquista que se juntem a nossa causa, aos que interferirem contrariamente, a certeza de que ficarão conhecidos e serão lembrados.

E vamos em frente!

Categoria: Palavra do Presidente