Início » Histórico

Histórico

Atualizado em: 18 de setembro de 2017

ACIN, 27 anos crescendo com Navegantes!

A gente quer, a gente faz!

Entidade filiada à Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

COMPROMETIMENTO com o desenvolvimento socioeconômico, com a FUNÇÃO de prestar serviços e SERVIR como polo gerador de ideias.

A Associação Empresarial de Navegantes (Associação Comercial e Industrial de Navegantes na época) foi criada em 15 de maio de 1990, por iniciativa de 115 comerciantes que observaram a necessidade de existir uma entidade que representasse sua classe no município. Sua função, além de representativa, era também de assumir um compromisso social, servindo como um agente de desenvolvimento, a qual mantém esse objetivo até os dias atuais.

Contando hoje com mais de 300 empresas associadas, busca a cada dia ampliar esse número, procurando integrar e socializar toda a classe empresarial de Navegantes, trazendo benefícios e serviços que auxiliem no dia a dia de cada empresa. Trabalho este que requer uma certa confiança do empresariado, mas que ao longo desses 27 anos vem trazendo bons resultados à nossa indústria, comércio e prestadores de serviço.

Comprometimento e responsabilidade com todos os seus associados é a principal meta, trabalhando sempre em prol dos interesses comuns da classe empresarial.

Uma luta constante que vem se solidificando ao longo do tempo, e que a cada dia se expande e se fortalece com a integração de novas empresas.

  •  OBJETIVO:

A Associação Empresarial de Navegantes tem como objetivo promover a expansão comercial, industrial e agrícola do município, representar a classe perante poderes públicos, autoridades nacionais e estrangeiras e ao público em geral. Congregar para a defesa dos interesses comuns, as pessoas e empresas que exerçam atividades comerciais e industriais, em todas as suas modalidades econômicas e financeiras.

  •  MISSÃO

Promover o crescimento e o desenvolvimento econômico do município, através da representação, promoção e união da classe empresarial.

  • VISÃO

Ser reconhecida como entidade representativa e referência na contribuição pelo desenvolvimento sócioeconômico do município.

  • VALORES

Comprometimento com o associado e o desenvolvimento do município; Sustentabilidade; Transparência.


Núcleos Setoriais:

Em 2004 a Acin implantou no município de Navegantes o Programa Empreender, o qual visa agregar o empresariado nos chamados Núcleos Setoriais. Atualmente a entidade possui quatro Núcleos com atividades em andamento: Núcleo da Mulher Empresária, Núcleo de Empresas Contábeis, Núcleo Imobiliário, Núcleo dos Jovens Empreendedores e Núcleo de Segurança Pública.

O que são os Núcleos Setoriais?

Núcleos Setoriais são grupos de trabalho compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não. Tem como objetivo aproximar, promover o associativismo, favorecer o desenvolvimento das empresas, do seu setor e da economia do município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Associação Empresarial de Navegantes.

Quais as atividades de um Núcleo Setorial?

Um Núcleo pode atuar das mais diversas formas de acordo com a necessidade do segmento e do planejamento estratégico construído pelos próprios nucleados. Como exemplos de atividades estão em treinamentos e palestras especificas para o segmento, compras conjuntas, parcerias com fornecedores, troca de informações e boas praticas entre os nucleados, visitas a feiras, congressos e eventos, realização de eventos, representatividade do segmento, entre outras ações.

Como escolher o Núcleo Setorial que farei parte?

A melhor forma de escolher é de acordo com o segmento em que o empreendedor atua.

Quem pode fazer parte de um Núcleo Setorial?

Empresas associadas a Acin, representadas pela empresário, seus gestores ou colaboradores. A empresa será considerada nucleada a partir da terceira participação consecutiva em reuniões do núcleo.

Posso fazer parte em mais de um Núcleo Setorial?

Sim, a empresa associada pode participar de mais de um Núcleo Setorial.

Como posso contribuir para fortalecimento dos Núcleos Setoriais?

Através da cooperação, confiança no trabalho em grupo e a participação ativa no núcleo setorial. Trazer para discussão aspectos comuns ao segmento e em conjunto encontrar soluções. Estas soluções fortalecerão o segmento, desenvolvendo a sustentabilidade dos negócios.

Venha contribuir! Seja nosso Associado! Informações (47) 3342.2037.

(acin@acin.com.br)