Apoiar os pequenos negócios é contribuir para o desenvolvimento de SC

6 de novembro de 2023
Por: Alexandre Batista

Carlos Henrique Ramos Fonseca
Diretor superintendente do Sebrae/SC
_cfonseca@sc.sebrae.com.br

Uma pesquisa recente e inédita do Sebrae apontou que quase 70% dos empreendedores de micro e pequenos negócios no Brasil possuem uma renda média de dois salários-mínimos. O mesmo estudo mostra, ainda, que o faturamento desses negócios cresce à medida que o empresário se qualifica. É nesse sentido que o Sebrae/SC concentra os esforços, no trabalho para oferecer conhecimento e apoio aos pequenos negócios para que aumentem a sua produtividade, se tornem mais competitivos e consequentemente tenham mais faturamento.

O nosso grande objetivo é apoiar a pequena empresa no seu processo de consolidação no mercado e, depois disso, incentivar o seu crescimento. Trabalhamos para fomentar a escalabilidade de um pequeno negócio, fazendo com que um MEI se torne uma micro empresa, que cresça para ser pequena, média ou grande empresa. Para isso, atuamos nos mais variados setores e temos projetos e iniciativas que se enquadram na realidade dos diversos perfis de negócios, desde os que estão começando até aqueles que buscam a internacionalização.

E temos muito orgulho em constatar que esse trabalho está trazendo resultados consistentes para as pequenas empresas. Um levantamento feito pelo Sebrae/SC mostrou o resultado dos projetos executados pela instituição em 2022 e 2023 e aponta que as pequenas empresas que participaram dos projetos do Sebrae/SC nesse período tiveram um aumento médio de 18% no seu faturamento e 19% na sua produtividade. Só as empresas que participaram dos projetos de desenvolvimento de turismo, por exemplo, registraram aumento médio de faturamento de 26%. Já os pequenos negócios que participaram do Programa Go to Market, que apoia e incentiva as pequenas empresas no processo de internacionalização, registraram aumento médio de 24% de faturamento em 2022.

O Projeto Brasil Mais Produtivo, que oferece apoio técnico e consultorias visando o aumento da produtividade dos pequenos negócios, fez com que as empresas participantes em 2022 registrassem aumento médio de 19% na produtividade.

Esses resultados chancelam a importância do trabalho estruturado e técnico que é executado pelo Sebrae/SC. As metodologias aplicadas auxiliam o empresário a olhar para o seu negócio como um todo, identificando os pontos frágeis e, claro, colocando luz e projetando os diferenciais competitivos de cada negócio.

Ao longo dos anos, com consultoria, qualificação e ações de acesso a mercado, auxiliamos milhares de pequenas empresas a melhorar seus processos de gestão, a inovar e a se manter competitivas. Acreditamos que com o apoio às pequenas empresas, que hoje representam 99% dos negócios formais de Santa Catarina, estamos contribuindo com a geração de empregos, de renda e com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.

Categoria: Artigos