É preciso surfar na onda do desenvolvimento

26 de agosto de 2020
Por: Alexandre Batista

Por Osmari de Castilho Ribas
Diretor-superintendente Administrativo da Portonave

Desperta paixão, atrai e recebe a todos de braços abertos. Aqui existe camaradagem e sorriso aberto. Navegantes é assim, cheia de encantos. Com uma população estimada em 81 mil pessoas, ocupa a 20ª posição no ranking de SC. Apesar desta relevância, às vezes parece que seus administradores se afastaram de um planejamento urbano que fosse integrado e inclusivo e, com isso, proporcionaram lacunas sociais. O Plano Diretor virou lenda. Assim, falta direção e prioridade para orientar os investimentos públicos.

É preciso que todos voltem a caminhar lado a lado. Sempre teremos por aqui altas ondas quebrando forte e devemos saber surfar, assim como, curtir as suaves marolas que ao final das tardes, com o sol se pondo, beijam a areia da nossa praia do Pontal ao Gravatá.
Embora cada um tenha o seu próprio jeito, devemos seguir juntos, com muita conversa, mas com ritmo forte e visão ampliada. Assim, vamos ganhar espaços, aumentar a visibilidade com relação a nossa cidade e seremos como uma onda que produz energia e que compõe a beleza deste mar imenso com o qual temos o privilégio do convívio diário. Em um momento de crise fiscal e diminuição na arrecadação o planejamento precisa ser aperfeiçoado para atender as demandas prioritárias.

Estamos na 51ª posição no ranking de Santa Catarina em urbanização de vias públicas, com 38,9% e em 251ª em arborização de vias públicas, com apenas 11%. As cidades se renovam pelas ações do dia-a-dia, conectadas a um plano de longo prazo e acompanhamento de indicadores estratégicos que nos permitem continuar escrevendo a história feita por bravos cidadãos desde a sua origem.

Os desafios de cada cidade são bastante específicos. Que Navegantes possa comemorar esta data especial e que todos sejamos agentes da necessária transformação para uma qualidade de vida cada vez melhor.
Parabéns Navegantes!

Categoria: Artigos