3 de dezembro de 2025
Postado por: Alexandre Batista
O evento consolidou um ciclo de discussões sobre temas prioritários para o setor produtivo local…
A 6ª edição do ACIN em Foco, projeto desenvolvido pela Associação Empresarial de Navegantes para debater temas relevantes, contou com a presença do comando da Polícia Militar de Navegantes, além do prefeito da cidade, Liba Fronza e do vice-prefeito, Ricardo Ventura. O encontro, realizado na noite desta terça-feira (2), reuniu também lideranças empresariais, representantes de categorias produtivas e autoridades locais para acompanhar o balanço das ações da gestão municipal em 2025 e perspectivas para o próximo ano.
Os trabalhos foram abertos pela presidente da entidade, Debora Celine Bergamaschi dos Santos e seguiram com a apresentação do Comando da PM. Na ocasião, a capitão, João de Mesquita Laux, apresentou as estratégias de atuação integrada entre segurança pública, comércio e indústria para fortalecer a estrutura da PM, reduzir ilícitos, aumentar a sensação de segurança e favorecer o ambiente de negócios na cidade e região. Ele destacou também a importância do apoio da classe empresarial na estruturação do 25º Batalhão de Navegantes, através de convênios, doações voluntárias e de parcerias.
O prefeito Liba Fronza apresentou um resumo das ações da Prefeitura em 2025. Avanços e investimentos em diversas áreas foram destacadas pelo gestor municipal, entre elas:
Desenvolvimento econômico: ações voltadas ao apoio a micro e pequenas empresas, atração de investimentos e melhoria de índices de empregabilidade na região.
Infraestrutura e mobilidade: atualizações sobre projetos de vias de acesso, mobilidade urbana, iluminação pública e facilitação de deslocamentos para trabalhadores e clientes.
Educação e qualificação: parcerias para ampliar a oferta de cursos técnicos e programas de capacitação profissional voltados ao setor produtivo.
Meio ambiente e sustentabilidade: iniciativas para promover eficiência energética, gestão de resíduos e sustentabilidade em novos empreendimentos.
Turismo e cultura: iniciativas para ampliar o turismo local, com foco em turismo náutico, gastronômico e eventos culturais, fomentando a economia criativa e a circulação de visitantes.
Serviços públicos: recentes avanços na prestação de serviços à população, com melhorias em atendimento, digitalização de procedimentos e agilidade na resolução de demandas.
Já o vice-prefeito apresentou projetos que serão realizados em 2026. Ricardo destacou a construção de um novo hospital, aumento na capacidade de fornecimento de água, as obras do molhe e engordamento da Praia do Gravatá como prioridade, entre outros setores que devem ter uma atenção redobrada.
A presidente da entidade destacou a importância de promover o debate e fortalecer o elo entre os setores. “Este formato de ciclo de encontros, denominado ACIN em Foco, foi pensado para fortalecer a parceria entre o poder público com o setor privado de maneira permanente, com o objetivo claro de transformar o olhar estratégico em ações concretas que gerem confiança, empregos e oportunidades para a comunidade de forma geral. Hoje fechamos um ciclo de discussões que, ao longo de 2025, permitiu mapear desafios, identificar oportunidades e alinhar prioridades entre as lideranças empresariais e as autoridades públicas. A presença do Comando da PM e o engajamento dos gestores municipais reforçam o compromisso de nossa associação com a segurança pública, a previsibilidade econômica e a construção de um ambiente de negócios ainda mais sólido em Navegantes. Agradecemos a colaboração de todos os setores e reforçamos a importância de manter esse canal aberto para realizar, juntos, as ações que o nosso comércio, indústria e serviços precisam para avançar.” enfatizou Débora.





































