16 de dezembro de 2025
Postado por: Alexandre Batista
Mais de 94 mil negócios são liderados por mulheres, aponta dados do Observatório do Sebrae/SC
O Sebrae/SC atua diariamente como parceiro para incentivar e fortalecer o protagonismo feminino, oferecendo capacitação, orientação, apoio na formalização, acesso a crédito e à transformação digital. Em todo o estado, 489.775 mulheres lideram pequenos negócios, gerando renda, empregos e inovação nos territórios. A Foz do Itajaí é o segundo maior polo de empreendedoras. Prova disso são os dados recentes do Observatório do Sebrae/SC, que apontam 94.658 empreendedoras na região, dessas, 94% (88.915), são donas de pequenos negócios.
Essas mulheres não são apenas números: são histórias de coragem, autonomia e inovação que sustentam o desenvolvimento regional. “Ao fortalecer as empreendedoras da Foz do Itajaí – que muitas vezes, equilibram família, trabalho e empresa – fortalecemos famílias, bairros, cidades e toda a economia catarinense”, avalia a gerente da Regional Foz, Juliana Bernardi Dall’antonia.
Como os pequenos negócios se organizam
Entre as 88.915 pequenas empresas femininas na Foz do Itajaí, 57.361 são MEIs, 26.959 são ME e 4.596 são EPP. Lideram esse ranking mulheres entre 31 e 60 anos (70%), em plena fase de maturidade profissional e de vida. Destaca-se o setor de serviços, que concentra 60,6% dos negócios comandados por mulheres, seguido pelo comércio (22,5%) e pela indústria (13,7%).
Entre os segmentos mais comuns estão o comércio varejista de vestuário, salões de cabeleireiro, serviços de preparação de documentos e apoio administrativo, promoção de vendas e atividades ligadas à estética e beleza, revelando a diversidade e a força da atuação feminina no mercado.