Início » Notícias » Foz do Itajaí se consolida como segundo maior polo de empreendedoras no estado

Foz do Itajaí se consolida como segundo maior polo de empreendedoras no estado

16 de dezembro de 2025
Postado por: Alexandre Batista

Mais de 94 mil negócios são liderados por mulheres, aponta dados do Observatório do Sebrae/SC

O Sebrae/SC atua diariamente como parceiro para incentivar e fortalecer o protagonismo feminino, oferecendo capacitação, orientação, apoio na formalização, acesso a crédito e à transformação digital. Em todo o estado, 489.775 mulheres lideram pequenos negócios, gerando renda, empregos e inovação nos territórios. A Foz do Itajaí é o segundo maior polo de empreendedoras. Prova disso são os dados recentes do Observatório do Sebrae/SC, que apontam 94.658 empreendedoras na região, dessas, 94% (88.915), são donas de pequenos negócios.

Essas mulheres não são apenas números: são histórias de coragem, autonomia e inovação que sustentam o desenvolvimento regional. “Ao fortalecer as empreendedoras da Foz do Itajaí – que muitas vezes, equilibram família, trabalho e empresa – fortalecemos famílias, bairros, cidades e toda a economia catarinense”, avalia a gerente da Regional Foz, Juliana Bernardi Dall’antonia.

Como os pequenos negócios se organizam
Entre as 88.915 pequenas empresas femininas na Foz do Itajaí, 57.361 são MEIs, 26.959 são ME e 4.596 são EPP. Lideram esse ranking mulheres entre 31 e 60 anos (70%), em plena fase de maturidade profissional e de vida. Destaca-se o setor de serviços, que concentra 60,6% dos negócios comandados por mulheres, seguido pelo comércio (22,5%) e pela indústria (13,7%).

Entre os segmentos mais comuns estão o comércio varejista de vestuário, salões de cabeleireiro, serviços de preparação de documentos e apoio administrativo, promoção de vendas e atividades ligadas à estética e beleza, revelando a diversidade e a força da atuação feminina no mercado.

Categoria: Notícias