Início » Notícias » Aeroportos – Recomendações da Infraero garantem uma boa viagem

Aeroportos – Recomendações da Infraero garantem uma boa viagem

23 de dezembro de 2011

Com a alta temporada chegando o movimento de passageiros nos aeroportos de todo país aumenta consideravelmente para o período de comemorações das festas de final de ano. Devido a isso, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) dá algumas dicas para garantir a eficiência na operacionalidade dos aeroportos e assegurar o sucesso e a tranqüilidade da viagem dos passageiros brasileiros e estrangeiros.

A preparação dos aeroportos para a época da alta estação se dá através da elaboração de um check-list do roteiro que o passageiro cumpre até a hora da entrega da mala à empresa aérea. Reuniões com os todos os órgãos públicos que atuam no aeroporto afinaram o discurso para garantir a agilidade dos trabalhos, a fim de que os procedimentos legais tomem o mínimo de tempo possível, contando também com a contribuição do passageiro.

Considerar o trânsito da sua cidade e as possibilidades de itinerário é uma boa dica para driblar congestionamentos e evitar possíveis atrasos. Os voos domésticos demandam uma hora de antecedência para as providências necessárias, como o despacho de bagagens e as inspeções de segurança.

Outra importante observação na hora da viagem é o cuidado na hora de fazer as malas. Procure não levar em sua bagagem de mão objetos pontiagudos ou cortantes que possam oferecer perigo para uma pessoa. Evite colocar na valise de mão, recipientes contendo mais de 500 ml de qualquer líquido. A legislação de segurança é regida por normas internacionais e estar com esses objetos na hora da inspeção certamente causará retardo ao seu proprietário e atraso no processo de embarque.

Já para viagens internacionais, o tempo mínimo de antecedência para o embarque sobe para duas horas e as limitações com relação à bagagem de mão são as mesmas dos vôos domésticos. Observe se a valise com pertences pessoais está dentro das normais permitidas que limita o peso em 5 quilos e nas dimensões 115 cm considerando altura, somadas comprimento e largura. Caso sua bagagem exceda esses parâmetros, o acesso à aeronave é negado e o volume precisará viajar no porão, o que pode provocar atrasos.

A Infraero treinou e reforçou a equipe de funcionários para agilizar o atendimento dentro do terminal de passageiros. Além das empresas aéreas, a Infraero mantém um balcão de informações com recepcionistas bilíngües, aptos a atender com eficiência, inclusive portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. Além desses funcionários, uma equipe estará espalhada pelos Terminais do Aeroporto com coletes amarelos identificados com a pergunta “Em que posso ajudar?”. Caso sejam necessárias mais informações, procure alguém credenciado pelo aeroporto.

Na fila para o check-in ou na pausa do cafezinho, o passageiros não deve perder a atenção à bagagem. Uma sugestão é identificar com uma pequena etiqueta os objetos pequenos mais fáceis de serem esquecidos, como celulares, máquinas fotográficas, etc. O aeroporto conta com um serviço de perdidos e achados onde quando o objeto é entregue, profissionais da empresa buscam informações sobre o dono para devolvê-los o mais rápido possível.

Quem desembarcar no aeroporto e for para a cidade de táxi, dê preferência aos credenciados pela administração aeroportuária. Não negligencie da sua segurança aceitando propostas de corridas mais baratas. O terminal de passageiros disponibiliza táxis especiais, pré-pagos ou comuns.

Com essas orientações, o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder confia numa viagem segura e tranqüila para todos os que escolherem Navegantes como portão de entrada para Santa Catarina, bem como para os passageiros com destino a outros estados do país.