Início » Notícias » Cronograma de obras da Bacia de Evolução do Rio Itajaí e Molhe Norte é apresentado na Acin

13 de setembro de 2017 - Atualizado em: 14 de setembro de 2017

A reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) desta terça-feira (12/09) teve como pauta as obras da Bacia de Evolução e do Molhe Norte. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Portos de Itajaí e de Navegantes, da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Capitania dos Postos de Itajaí, da Praticagem, das empresas Triunfo e Prosul, da Câmara de Vereadores de Navegantes, da Associação dos Surfistas de Navegantes e de empresários diretores da entidade. Já a Prefeitura de Navegantes, apesar de ter sido convidada, não enviou nenhum representante para o encontro. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, que destacou, “Essa obra é vital para a manutenção do nosso crescimento econômico e desenvolvimento regional”.

O diretor de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, José Carlos Muller Filho, fez uma ampla apresentação do cronograma da obra e sanou as duvidas recorrentes ao projeto. De acordo com José Muller, o projeto orçado inicialmente em R$ 350 milhões foi dividido em duas etapas. Ainda segundo Muller, o Governo do Estado de SC garantiu os investimentos na ordem de R$ 128 milhões para a primeira etapa e trabalha na busca de recursos junto ao Governo Federal para a realização da segunda etapa e conclusão total da obra, que tem por objetivo dotar o Complexo Portuário de Itajaí de condições para operar navios com até 366,5m de comprimento e boca de 51,2m, com profundidade de 15,5 m e calado operacional de 14,5 m. Cerca de 60% dos trabalhos da primeira etapa estão concluídos.

Saiba mais…
O prazo para conclusão da primeira etapa das obras está estipulado para abril de 2018;
O volume estimado de pedras a ser removido é de 463.140,39 metros cúbicos;
Com a realocação do molhe norte, possibilitará que o canal de acesso fique com a largura de 170 metros no canal de acesso;

A Bacia de Evolução terá 530 metros de diâmetro.

Serviços contratados 1ª Etapa:

• Retirada dos molhes transversais (espigões);
  • Retirada parcial do Molhe Norte;
  • Retirada do guia corrente sul;
  • Dragagem da Bacia de Evolução;

Alargamento do canal de acesso (cota -13 m).

Serviços extras originários da Revisão após a emissão da Licença Ambiental Previa, pela FATMA.

• Construção e reforço do Molhe da Marina;
  • Construção do Molhe dos Pescadores;
  • Prolongamento da estrutura e proteção da parte residual do Molhe Norte com carapaças.

Texto e Fotos: Alexandre Batista

Tags: bacia de evolução