Início » Segurança Pública » ACIN cria Núcleo de Segurança Pública

ACIN cria Núcleo de Segurança Pública

18 de setembro de 2017
Postado por: Alexandre Batista

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin), através do presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, bem como da sua diretoria executiva, estabeleceu oficialmente a criação de um Núcleo Setorial para discutir e buscar soluções na área de Segurança Pública.

A ideia já havia sendo amplamente discutida na entidade, mas ganhou força após a constatação da inoperância e da conotação política do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), bem como em função do crescimento absurdo dos índices de criminalidade no município.

A oficialização do Núcleo ocorreu durante reunião extraordinária, realizada na última sexta-feira (15/09), na sede da entidade.

“Criamos o Núcleo de Segurança da Acin e vamos convidar representantes das entidades de classe do município, autoridades e representantes dos órgãos competentes para debater o tema de forma sistemática e organizada. Dessa forma poderemos, em conjunto, encontrar soluções para os problemas, bem como cobrar as ações necessárias. Todo esse trabalho deveria ser realizado pelo Conselho de Segurança, mas não vem ocorrendo”, informou o presidente da entidade.

Rinaldo destacou ainda que a Lei em vigor só permite que a presidência do Conseg seja ocupada pelo secretário Municipal de Segurança Pública.  “Essa condicionante, no nosso ponto de vista, dificulta a participação e a ação da comunidade nas tomadas de decisões. Solicitamos a mudança da Lei, mas não fomos atendidos e em função disso tomamos a iniciativa da criação do Núcleo de Segurança da Acin”, enfatizou.

O Núcleo nasce com a premissa de promover ações constantes no combate à criminalidade e tentar envolver toda a sociedade nessa questão. O tema será abordado em diferentes aspectos, com reuniões mensais e ações direcionadas. Seminários com especialistas, campanhas de massificação da segurança, como a Rede de Vizinhos da Polícia Militar, busca de efetivos e estrutura para as Polícias, manutenção dos espaços públicos, aperfeiçoamento no trabalho de monitoramento através de câmeras, entre outras ações,  também farão parte do trabalho do Núcleo.

Essa é mais uma ação que vem fortalecer o “Pacto pela Segurança Pública” proposto pela classe empresarial da cidade, através da Acin. “Não podemos ficar inertes aos acontecimentos e esperando a boa vontade da classe política. Temos sim que nos mobilizar e mostrar a nossa força. Vamos à busca dos nossos direitos”, finalizou Rinaldo Luiz de Araújo.

Faça parte desse movimento em prol da manutenção da segurança de Navegantes! Informe-se e participe! Juntos somos mais fortes! Informações adicionais: (47) 3342.2037.

Saiba mais:

Núcleos Setoriais:

Em 2004 a Acin implantou no município de Navegantes o Programa Empreender, o qual visa agregar o empresariado nos chamados Núcleos Setoriais. Atualmente a entidade possui cinco Núcleos com atividades em andamento: Núcleo da Mulher Empresária, Núcleo de Empresas Contábeis, Núcleo Imobiliário, Núcleo dos Jovens Empreendedores e o Núcleo de Segurança Pública.

O que são os Núcleos Setoriais?

Núcleos Setoriais são grupos de trabalho compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não. Tem como objetivo aproximar, promover o associativismo, favorecer o desenvolvimento das empresas, do seu setor e da economia do município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Associação Empresarial de Navegantes.

Quais as atividades de um Núcleo Setorial?

Um Núcleo pode atuar das mais diversas formas de acordo com a necessidade do segmento e do planejamento estratégico construído pelos próprios nucleados. Como exemplos de atividades estão em treinamentos e palestras especificas para o segmento, compras conjuntas, parcerias com fornecedores, troca de informações e boas praticas entre os nucleados, visitas a feiras, congressos e eventos, realização de eventos, representatividade do segmento, entre outras ações.

Como escolher o Núcleo Setorial que farei parte?

A melhor forma de escolher é de acordo com o segmento em que o empreendedor atua.

Quem pode fazer parte de um Núcleo Setorial?

Empresas associadas a Acin, representadas pela empresário, seus gestores ou colaboradores. A empresa será considerada nucleada a partir da terceira participação consecutiva em reuniões do núcleo.

Posso fazer parte em mais de um Núcleo Setorial?

Sim, a empresa associada pode participar de mais de um Núcleo Setorial.

Como posso contribuir para fortalecimento dos Núcleos Setoriais?

Através da cooperação, confiança no trabalho em grupo e a participação ativa no núcleo setorial. Trazer para discussão aspectos comuns ao segmento e em conjunto encontrar soluções. Estas soluções fortalecerão o segmento, desenvolvendo a sustentabilidade dos negócios.

Fotos: (Karina C. N. E. Batista).

Texto e arte gráfica: (Alexandre Batista) – Assessor de Comunicação.

 

 

Categoria: Segurança Pública
Tags: núcleo de segurança, segurança pública