Início » Notícias » DEL PROMOVE CAPACITAÇÃO DE CÂMARAS TÉCNICAS EM NAVEGANTES

DEL PROMOVE CAPACITAÇÃO DE CÂMARAS TÉCNICAS EM NAVEGANTES

21 de junho de 2023

Na última segunda-feira (19), houve a reunião de alinhamento e capacitação das Câmaras Técnicas instituídas como órgãos auxiliares ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Local. A reunião ocorreu nas dependências da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN).

O objetivo é que membros da comunidade possam colaborar com ideias, planejamento e execução de projetos nas áreas estratégicas definidas no plano de ação definido pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Local e que vem sendo executado com a assessoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

Ao todo foram instituídas Câmaras Técnicas em Educação, Tecnologia e Inovação, Infraestrutura, Turismo, Logística e Incentivos Fiscais.

As Câmaras têm liberdade para atuar em sinergia com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, submetendo projetos que poderão ser executados tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. Já na primeira reunião surgiram 26 sugestões de ações de curto, médio e longo prazo que poderão ganhar forma a partir das próximas reuniões.

Os trabalhos das Câmaras Técnicas foram apresentados ao Conselho na manhã desta terça-feira (20), que aprovou a continuidade das ações.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Leonardo Vargas Silveira, “é uma etapa de suma importância para que possamos estabelecer um projeto consistente de desenvolvimento de Navegantes em que público e privado atuem em sinergia. A participação da comunidade é indispensável”, ressalta.

O Desenvolvimento Econômico Local (DEL) é uma política pública de longo prazo que propõe a integração da sociedade civil e dos setores produtivos na construção de projetos e ações visando o desenvolvimento de Navegantes até 2042. Trata-se de uma forma de institucionalizar a interlocução com o governo de forma transparente, planejando ações que tenham continuidade ao longo dos anos e que garantam a melhoria da qualidade de vida de Navegantes.

Fonte: Secom PMN