Início » Notícias » Operação Veraneio começa nesta terça-feira (13)

Operação Veraneio começa nesta terça-feira (13)

13 de dezembro de 2011
Postado por: admin

A Operação Veraneio 2011-2012 do governo do Estado, que visa a garantir a segurança de veranistas e turistas nas cidades mais visitadas da temporada, começa nesta terça-feira. A cerimônia de lançamento será na Via Expressa Sul, em Florianópolis, a partir das 10h.

Este ano serão mobilizados mais de 8 mil profissionais da Segurança Pública, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guarda-vidas civis. Entre as novidades, a Polícia Militar usará um novo sistema de consulta online de veículos. Foram adquiridos sete veículos de uso individual movidos por energia elétrica, 10 vans equipadas para servirem como bases móveis de turismo com segurança, 20 motos e quadriciclos para policiamento noturno nas areias das praias mais procuradas.

ESTRUTURA E ESTRATÉGIAS
Polícia Militar
– Onde vai atuar: 26 balneários, 16 estâncias hidrominerais. Terá central de atendimento em Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina.
– Efetivo e estrutura: a corporação terá reforço de efetivo e usará cerca de 1,1 mil viaturas, 250 motos, dois helicópteros e uma aeronave de asa fixa, além de 50 embarcações.
– Como vai agir: montando barreiras nos acessos aos principais balneários e controlando casos de perturbação de sossego e ordem pública.

Polícia Civil
– Onde vai atuar: em 35 cidades do Litoral e seis do interior, locais de áreas de águas termais e parques.
– Como vai agir: delegacias móveis atuarão em forma de rodízio, nos principais eventos turísticos e nas praias de grande movimento. Ainda há dúvidas sobre a sua atuação, pois dos 1.090 policiais necessários, pouco mais de 20 haviam aderido.

Corpo de Bombeiros
– Onde vai atuar: 33 cidades, entre guarda-vidas civis e militares em 136 praias e balneários.
– Estrutura: 165 postos autônomos de salvamento e 11 cadeirões, 34 viaturas, 14 embarcações tipo bote inflável com motos, 24 jet ski, 11 quadriciclos e um helicóptero, a aeronave Arcanjo.
– Efetivo: serão contratados 1,2 mil guarda-vidas civis, que atuarão sob comando de 250 salva-vidas militares.

Por Jornal de Santa Catarina

Categoria: Notícias