Início » Notícias » Brasileiros usufruem dos benefícios da Propriedade Intelectual

Brasileiros usufruem dos benefícios da Propriedade Intelectual

8 de fevereiro de 2012

A inovação ainda é um gargalo que assola muitos dos países em desenvolvimento, já que á através dela, que as empresas se tornam mais competitivas. O que precisa estar claro para o empreendedor, é que a inovação não necessariamente precisa estar ligada à atividade de pesquisa científica. A realidade é que grande parte dos novos produtos e serviços surge através de parcerias entre empresas, do monitoramento da concorrência e da opinião dos clientes.

Os dados apresentados em Janeiro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) demonstram que cultura do novo está atraindo cada vez mais os brasileiros. Em 2011, o Brasil ultrapassou a Índia no ranking que mede a inovação tecnológica. O levantamento é feito pela Confederação da Indústria da Índia, em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), divulgado no ano passado e coloca o Brasil na 47ª posição, na frente da Índia, da África do Sul e da Rússia. Mas é na a área de patentes, que o Brasil vem se destacando, graças aos investimentos feitos em sistemas operacionais de Tecnologia da Informação para ter acesso aos melhores bancos de patentes do mundo. Segundo dados do INPI, de janeiro a dezembro de 2011, o Instituto recebeu 30.088 pedidos de patentes, contra 28.052 solicitados em 2010. Para as marcas, o INPI registrou 140.815 solicitações até dezembro, contra 129.620 pedidos de marcas nos 12 meses do ano passado. De 2001 a 2010 o número de pedidos de patentes brasileiras na Europa passou de 190 para 520.

Outro fator que tem agregado aos números é a conscientização do empreendedor ao fato de que a propriedade intelectual não apenas protege os frutos derivados da atividade criativa, mas também, os investimentos necessários para levar esses frutos ao mercado. Para obter mais informações sobre Propriedade Intelectual procure o Printe, na Associação Empresarial mais perto de você ou acesse; www.printe.com.br.

Texto:
Thaise Rossi da Rosa