Início » Notícias » O advento das marcas nas redes sociais deve ser protegido

O advento das marcas nas redes sociais deve ser protegido

13 de março de 2012
Postado por: admin

As redes sociais se tornaram um importante meio de divulgação de pequenas e grandes corporações. Marcas como Ponto Frio, Coca Cola, Casas Bahia e Itaú, investem nesse meio de divulgação, hoje não mais de massa e sim como uma das principais ferramentas de marketing, acessível a todos.

Porém tamanha facilidade gera alguns dispêndios aos empresários, que estão sofrendo com o uso indevido de suas marcas nas redes sociais. De acordo com o presidente da comissão e conselheiro da Ordem, Mário Paiva, a OAB tem tomado conhecimento de casos em que usuários da rede se apropriam indevidamente de marcas e as expõem nas redes sociais sem a devida autorização. Segundo Paiva, a utilização desautorizada das marcas vai de encontro às leis 9.610/98 e 9.279/96, que regulam os direitos autorais e a propriedade industrial. A empresa ou instituição detentora da marca pode ingressar com uma ação de indenização na Justiça contra o usuário.

Nesse sentido, que o Programa de Proteção Intelectual (Printe), disponível aos empresários através das Associações Empresariais de Santa Catarina, realiza além do atendimento em todo âmbito da Propriedade Intelectual, palestras de conscientização quanto proteção e a correta utilização do capital intelectual das empresas. Os treinamento visam ainda propagar formas de inibir a concorrência desleal, que é a prática voltada contra livre iniciativa e a livre concorrência, ou seja, infrações da ordem econômica e condutas que atentam contra as estruturas de mercado. Outra forma de proteção oferecida pelo Printe é o segredo de negócio ou Know How, onde são inseridas as principais informações que beneficiam o cliente pelas vantagens diante de seus concorrentes, salvaguardando o diferencial competitivo conquistado ao longo dos anos. Exemplo: Cartela de clientes, fornecedores, estratégias de vendas, de marketing, Planejamento Estratégico. Para obter mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Printe, procure a Associação Empresarial do seu município ou acesse www.printe.com.br
Fonte: jornal O Liberal – Belém/PA

Thaise Rossi da Rosa
JP/SC 002931
comunicação@cerumar.com.br

Categoria: Notícias