Início » Notícias » A importância do Estudo de Viabilidade

A importância do Estudo de Viabilidade

11 de maio de 2012

Você sabe no que está investindo?

Estudo de viabilidade ou busca prévia são alguns dos nomes dados ao processo inicial para o pedido de registro de marca, ou carta de patentes. Essa pesquisa feita pelas empresas atuantes em Propriedade Intelectual dá um norte ao empreendedor sobre a viabilidade do pedido de registro de marca ou produto e assim, possibilitando que o investimento seja mais seguro.

Todo empreendedor que lança no mercado investimento novo, precisa antes de tudo realizar buscas quanto suas marcas ou suas inovações. É com base em buscas prévias que se pode decidir investir ou não em uma marca ou produto novo sem que seja violado direito de marca ou patente de terceiro.

O empreendedor deve ter a preocupação de procurar um profissional da área de propriedade industrial devidamente habilitado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Primordialmente, o estudo serve para identificar se a marca pretendida preenche os requisitos legais, não indo de encontro ao disposto no art. 124 e seus incisos da Lei da Propriedade Industrial (LPI), notadamente quanto à existência ou não de marcas idênticas ou que reproduzem, no todo ou em parte, aquela escolhida para identificar seus produtos ou serviços.

O estudo de viabilidade, em síntese, consiste em verificar os itens de registrabilidade, levantar anterioridades e colidências utilizando de variações do radical desejado para registro. Formas de escritas distintas para palavras idênticas, acréscimo de alguma letra, sílaba ou radical em marca já existente e/ou utilizar de marca alheia para identificar produtos ou serviços que possuam semelhança ou afinidade mercadológica, todas essas características e muitas outras que possam causar confusão perante o público consumidor, levando este a adquirir produto ou serviço acreditando ser outra, sua procedência ou origem.

A proteção da marca se dá através do depósito de pedido de registro junto ao INPI. O processo segue o devido trâmite legal até chegar à análise dos técnicos do órgão que utilizam principalmente, a diretriz de análise de marcas que é baseada no entendimento da Lei nº 9.279/96 para o parecer final. No Brasil, até alcançar este estágio do processo, já se passou no mínimo dois anos e o investimento feito pelo empresário já foi expressivo.

Quanto às patentes de inovação o procedimento é semelhante e depende de busca antes de se lançar uma inovação mesmo que através de importação de produto tecnológico e não fabricação do mesmo.

Destarte, todo o investimento que é feito na construção de uma nova marca, pode ser muito mais seguro se, primeiramente, for realizado um eficiente estudo de viabilidade para registro desta marca. O Programa de Proteção Intelectual (Printe), realiza este serviço gratuitamente para os associados das Associações Empresariais. Saiba mais, procure a Aces de seu município ou acesse; www.printe.com.br.

Thaise Rossi da Rosa
comunicacao@cerumar.com.br