Início » Notícias » Acin promove debate sobre a coleta de lixo em Navegantes

Acin promove debate sobre a coleta de lixo em Navegantes

6 de junho de 2012

Na terça-feira (05/06), Dia do Meio Ambiente, a Associação Empresarial de Navegantes, através do seu presidente, Francisco Carlos Gervásio, promoveu um debate sobre a coleta de lixo na cidade.

O encontro foi realizado na sede da Acin e contou com a presença da secretária de Saneamento Básico de Navegantes, Sandra Demétrio Santiago, de representantes da Recicle, empresa responsável pela coleta na cidade, do superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, do vereador, Marcos Paulo da Silva (PT), da presidenta da Recinave (Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes), Nilcéia Calistro, de associados e imprensa.

De acordo com o engenheiro Sanitarista da Recicle, Galdino Eloi Savi, atualmente Navegantes produz cerca de 60 toneladas de lixo por dia. Esse material é depositado em um aterro sanitário na cidade de Brusque. Dez caminhões se revezam diariamente para fazer a coleta na cidade.

Segundo a secretária de Saneamento Básico de Navegantes, com a aprovação da Lei 12305/10 “Lei do Lixo” que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a tendência é que os lixões sejam desativados e que cada município crie seu plano de gerenciamento do lixo. Sandra informou que Navegantes aguarda uma posição da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) para a união dos municípios, no sentido de criar um aterro sanitário através de um consórcio e com isso se adequar a nova Lei. Enquanto isso não acontece tudo continua como está. “A forma consorciada parece ser a solução economicamente mais atraente para a gestão integrada dos resíduos sólidos. É em cima desse modelo que estamos trabalhando. Vamos desenvolver um Plano de Saneamento e de Resíduos Sólidos e discuti-lo com a comunidade através de audiências públicas”, finalizou.

Para o presidente da Acin, a reunião foi oportuna. “Aproveitamos o Dia do Meio Ambiente para discutir um assunto de extrema importância para a comunidade. O debate foi produtivo e por se tratar de um assunto sempre atual, certamente voltaremos a discuti-lo em breve”. Francisco Carlos Gervásio agradeceu a presença de todos e finalizou a reunião com a seguinte frase: “O nosso lixo pode e deve ser reciclado, pois a única coisa que não podemos reciclar é o nosso tempo”, enfatizou.

Texto e Fotos:
Alexandre Batista – Assessor de Imprensa – imprensa@acin.com.br