Início » Notícias » Indústrias lideram empréstimos no Badesc

Indústrias lideram empréstimos no Badesc

27 de junho de 2012

Setor já contratou R$ 40 mi este ano.

A força da indústria de transformação catarinense, que é a quarta maior do Brasil em quantidade de empresas, segundo dados do Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Ciesc, está ainda maior. Nos cinco primeiros meses do ano, mais de R$ 40 milhões foram emprestados pela Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina – Badesc para este setor. O volume representa 42% do total de R$ 95.580.791,33. Os investimentos estão mais aquecidos principalmente no Vale do Itajaí.

Enquanto isso, o setor de comércio e reparação de veículos aplicou R$ 21.201.222,05 (22%) e o setor de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados foi responsável por pouco mais de R$ 20 milhões (21%). O restante dos investimentos, que representam 15% do total, foi aplicado em outros setores, como construção, educação, saúde e serviços sociais.

A maioria dos recursos emprestados pelos Badesc no período foi destinada a capital de giro (R$ 53.977.281,21). A instituição ainda financiou investimentos mistos (R$ 23.316.924,81) e investimentos fixos (R$ 14.596.585,31). “É importante que o empresário saiba que existem no mercado linhas de crédito específicas para cada necessidade. Há linhas para a aquisição de máquinas a juros bem mais acessíveis do que as linhas de crédito para capital de giro. Não é vantajoso ao empresário, por exemplo, usar dinheiro do caixa da empresa para a compra de equipamentos se ele for ficar descapitalizado.”, explica o presidente do Badesc, Nelson Santiago.

A instituição, que sempre foi grande parceira do setor público, demonstra, com estes números, que tem se tornado cada vez mais atrativa também para as empresas. O volume emprestado de janeiro a maio é o maior já registrado em um primeiro semestre nos últimos dez anos, sem contar os empréstimos de junho. As cidades que mais captaram recursos no período foram Blumenau, Criciúma, Rio do Sul, Florianópolis, Joinville e São Miguel do Oeste.

Fonte: Economia SC