Início » Notícias » Santa Catarina é o 5º estado que mais criou empregos em 2012

Santa Catarina é o 5º estado que mais criou empregos em 2012

9 de janeiro de 2013

Santa Catarina foi o 5º, entre todos os estados, com o maior número de novos postos de trabalho, atingindo 7.396 vagas e representando 8% do total. Isso foi possível graças às micro e pequenas empresas, responsáveis, em todo o Brasil, pelo saldo positivo na geração de empregos no mês de novembro de 2012, segundo estudo do Sebrae elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao contrário das médias e grandes empresas que cortaram 44.855 vagas, os pequenos negócios geraram 90.950 novos postos de trabalho.

Desde o início de 2012, as empresas com até 99 funcionários criaram mais de 1,13 milhão de empregos. Um dos fatores que ajudam a explicar esse crescimento é o aumento do poder de consumo da classe média. O presidente do Sebrae Luiz Barretto acrescenta que “é importante considerar, ainda, a mudança do perfil do empreendedor brasileiro: antes ele abria um negócio próprio por necessidade, por não encontrar um emprego. Hoje, a cada três pessoas que iniciam um empreendimento, duas o fazem por uma oportunidade de negócio”.

Dentre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o de comércio, crescimento que pode ser atribuído à proximidade das festas de final de ano, que sempre aquecem a economia. Em segundo lugar ficou o setor de serviços, vagas oriundas da elevação do emprego em todos os seus ramos. Na indústria de transformação, os ramos que registraram saldo positivo foram o da indústria de material de transportes e o da indústria mecânica.

No recorte geográfico, houve aumento do emprego em três das cinco grandes regiões brasileiras, destacando-se as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Na análise da geração de empregos por unidades da Federação, destaque para as contratações registradas nos estados de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Fonte: Economia SC