Início » Notícias » Receita da Portonave cresce 10% em 2012

Receita da Portonave cresce 10% em 2012

24 de março de 2013

O ano de 2012 foi marcado por mudanças importantes na condução da economia. O Governo Federal adotou medidas na tentativa de blindar o país contra os efeitos da desaceleração da economia na Europa, nos Estados Unidos e na China, os principais parceiros comerciais do Brasil. Embora o cenário internacional tenha sido desfavorável, a Portonave registrou crescimento de 10% na receita líquida em 2012.

O Terminal Portuário de Navegantes divulgou nesta sexta-feira, dia 22 de março, o balanço financeiro do ano passado. A Companhia alcançou a cifra de R$ 381,2 milhões de receita líquida. De acordo com o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, a empresa segue registrando ganhos em volume e receita em virtude da excelência dos serviços prestados, mesmo com a desaceleração da economia e a concorrência com outros terminais do Estado.

A Portonave é hoje o Terminal que mais movimenta cargas em Santa Catarina, respondendo por 44% do mercado do Estado. Na região sul, a Portonave representa 21% do mercado. O crescimento da companhia foi impulsionado pelo maior volume de movimentação das exportações e também pela expansão de receitas com serviços como armazenamento, estocagem de contêineres e scanner. A produtividade média da Portonave foi de 68 movimentos por hora (mph) nos 12 meses de 2012, chegando a atingir 115 mph no período.

Movimentação cresceu 13,7%
A Portonave completou 5 anos de operação e movimentou 620.026 TEUs em 2012, contra 545.158 TEUs de 2011 – um crescimento de 13,7%. O município de Navegantes arrecadou com o crescimento da Portonave mais de R$ 6 milhões em Imposto Sobre Serviço (ISS) ano passado.

Um dos destaques de 2012 foi a movimentação de carga reefer (contêineres de carga refrigerada), que aumentou 24,5%. As exportações também tiveram resultado positivo, crescendo 19,5% no período. O principal produto exportado foi carne congelada, seguido por madeira e tabaco.

Terminal conquista prêmios em 2012

O ano de 2012 rendeu algumas premiações para a Portonave. A empresa conquistou o prêmio Expressão da Ecologia, da Revista Expressão, concedido a empresas e iniciativas que se destacam na área ambiental. Na área de responsabilidade social, o Terminal recebeu o título de Empresa Cidadã – ADVB-SC e foi premiado com o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Em reconhecimento a melhoria contínua da gestão da companhia, a Portonave recebeu o Prêmio Catarinense de Excelência, do Movimento Catarinense para Excelência (MCE).

Ano passado ainda, o Terminal foi finalista das premiações internacionais Containerisation International Awards 2012, e Lloyd’s List Global Awards 2012, na categoria “operador de terminal do ano” e “operador portuário”, respectivamente. Um reconhecimento importante porque competiu com terminais de todo o mundo.

Fonte: Melissa Aragão de Souza (maragao@portonave.com.br)
Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes