Início » Notícias » BMW oficializa instalação da primeira fábrica da América Latina em SC

BMW oficializa instalação da primeira fábrica da América Latina em SC

8 de abril de 2013

Governo do estado estima cerca de R$ 700 milhões na fase de implantação.Nesta fase, devem ser gerados aproximadamente 1.400 empregos diretos.

Araquari, em Santa Catarina, foi escolhida como local para instalação da primeira fábrica da montadora alemã BMW em Santa Catarina. A assinatura do documento que oficializa a construção da unidade fabril no Norte catarinense será às 10h30 desta segunda-feira (8), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Devem ser investidos cerca de R$ 700 milhões na fase de implantação da fábrica, que irá gerar cerca de 1.400 empregos diretos, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. A BMW em Santa Catarina terá cerca de 1,5 milhão de metros quadrados e deve entrar em operação já em 2014. O primeiro carro deve ser lançado até fevereiro de 2015 e, no primeiro ano de funcionamento, devem ser produzidos cerca de 20 mil veículos que abastecerão, principalmente, o mercado nacional.

Segundo estimativas do Governo do Estado, a empresa deve gerar um faturamento anual de R$ 2,5 bilhões no primeiro ano de operação da fábrica. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, considera que a vinda da montadora alemã, que é referência mundial no setor automotivo, vai representar uma nova era para a economia catarinense. “O setor automotivo representa cerca de 20% do PIB da economia brasileira e, com a BMW em Santa Catarina, o estado vai se destacar com muita força e qualidade nessa área tão competitiva”, avalia.

saiba mais…

O processo de negociação da vinda da montadora para Santa Catarina durou cerca de oito meses, segundo Bornhausen. Período que gerou expectativa em todo o estado e impulsionou a região Norte catarinense. De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Mário Cezar de Aguiar, toda a região Norte será beneficiada com a chegada da montadora. “A região como um todo está sendo beneficiada. Não há essa diferença territorial. Fisicamente ela estará instalada em Araquari, há um beneficio fiscal para a cidade, mas entorno beneficiará muito outras cidades”, destaca.

O diretor de relações industriais Fiesc, Henry Quaresma, justifica esta projeção. “Uma empresa dessa tem um raio de influência muito grande porque precisa de produtos e também serviços de outras empresas que precisam ser produzidos. Qualificação também é algo importante. Você começa a irradiar estas metodologias que são estrategicamente desenvolvidas para este setor”.

Para Quaresma, BMW é uma grife e, desta forma, colocará Santa Catarina em evidência no cenário nacional. “É uma marca reconhecida em termos de tecnologia e inovação. Ela vai colocar Santa Catarina no mapa das montadoras mundiais, destacando o estado com uma empresa que tem capacidade de inovação e agregação de valor em seus produtos de forma muito especial”, comenta.

A localização geográfica do esta e a tradição metalomecânica da região Norte são alguns dos pontos que levaram à escolha da montadora alemã por Santa Catarina. O estado possui cinco portos, está em um corredor logístico que liga o Rio Grande do Sul ao Sudeste do país, além de estar próximo de países do Mercosul. Aguiar e Quaresma destacam ainda a qualificação dos profissionais do estado e o alto índice de qualidade de vida como atrativos que garantiram a decisão.

Bornhausen destaca que a chegada de uma empresa com este porte serve como atrativo para outras, que incluem concorrentes e a rede de fornecedores. Nos próximos dois anos, são esperadas empresas que vão abastecer a BMW. “Vamos assistir nos próximos meses outras empresas vindo pra SC e possivelmente até outras montadoras. Desejamos que a BMW nos proporcione uma base de exportação e que após essa consolidação possamos ter um cenário propício para outras montadoras, como Mercedes e Audi que, tradicionalmente, montam fábricas em locais onde a BMW se instala”, conclui.

Fonte: G1/SC