Início » Notícias » Portonave conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2013

Portonave conquista Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2013

20 de junho de 2013

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) divulgou nesta quinta-feira (27) os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2013. A Portonave foi uma das vencedoras na categoria Preservação Ambiental com o case Ecoponto.

Os Ecopontos são centrais móveis de recebimento de resíduos recicláveis e perigosos que estão à disposição da comunidade de Navegantes para segregarem adequadamente seus resíduos como pilhas, baterias, lâmpadas florescentes e óleo de cozinha. Todo o gerenciamento dos Ecopontos é realizado pela Portonave que mantém convênios com empresas de reciclagem e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos perigosos. A Portonave tem seis ecopontos espalhados por Navegantes: Na Praça da Praia Central, no pátio da Prefeitura Municipal, na Delegacia de Polícia Civil, na Praça do Gravatá, no pátio do Supermercado TOP de São Domingos e no Fórum de Navegantes.

Além dos Ecopontos a empresa aplica um programa de gerenciamento de coleta de resíduos em duas escolas públicas de Navegantes para incentivar a reciclagem e a educação ambiental desde cedo. As escolas Rosa Maria Xavier de Araújo (700 alunos) e Eni Erna Gaya (280 alunos) receberam contentores e miniecopontos para a coleta de resíduos perigosos. Uma cartilha educativa e um jogo de tabuleiro sobre o projeto foram elaborados especialmente para ensinar as crianças a separar o lixo reciclável.

Desde a implantação dos Ecopontos, em 2011, mais de 15,6 mil quilos de resíduos foram destinados à reciclagem. Em 2011 foram recolhidos 3.132 kg; em 2012, 5.949 kg e em 2013, nos cinco primeiros meses o montante já ultrapassou o total de 2012, sendo recolhidos 9.166 kg.

Este é o terceiro prêmio da ADVB conquistado pelo Terminal Portuário de Navegantes, mas o primeiro na categoria ambiental. Na área de responsabilidade social, a Portonave já recebeu dois troféus Empresa Cidadã, em 2009 e 2012.

Há quinze edições, a ADVB/SC reconhece os melhores projetos nas áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural de empresas e instituições catarinenses. Em 2013 foram 15 projetos premiados entre as três categorias.

Fonte: Imprensa Portonave